O Jubileu das Equipes Sinodais e Organismos de Participação, organizado pela Secretaria Geral do Sínodo da Santa Sé, acontece de amanhã (24) até domingo (26), em Roma, com a presença de cerca de 2 mil pessoas de diferentes países, entre elas, representantes portugueses. Para o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, esse evento vai reforçar o processo sinodal lançado pelo papa Francisco.

“As equipes sinodais vão estar em Roma e isso significa um reforço deste processo que vem desde o papa Francisco, em que a dimensão sinodal é inerente à própria identidade da Igreja, não é, digamos, um apêndice, mas é algo que a Igreja deve ser”, disse o padre Manuel Barbosa à Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa.

Segundo a Secretaria Geral do Sínodo, o Jubileu das Equipes Sinodais e Organismos de Participação “representa o primeiro momento coletivo da fase de implementação, chamada a traduzir as orientações do Documento Final nas opções pastorais e estruturais coerentes com a natureza sinodal da Igreja”. O evento também “pretende reconhecer o valioso serviço prestados por esses organismos e pelas pessoas que trabalham neles, inscrevendo a edificação de uma Igreja cada vez mais sinodal no horizonte da esperança jubilar”, diz a secretaria.

Portugal vai participar do jubileu com uma delegação de 27 pessoas, entre elas o padre Manuel Barbosa, que faz parte da equipe sinodal da CEP. Também estarão presentes outros membros da equipe sinodal nacional e representantes das dioceses de Angra, Aveiro, Beja, Évora, Funchal, Leiria-Fátima, Setúbal e Viseu.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Amanhã, a programação do jubileu prevê um “encontro-diálogo com papa Leão XIV”, quando “representantes de sete áreas geográficas apresentarão um relatório sobre os desafios e as mudanças introduzidas para implementar a sinodalidade em seus territórios, e depois formularão uma pergunta ao Santo Padre”, diz a Secretaria Geral do Sínodo.

O padre Manuel Barbosa disse que essa será “uma oportunidade para ter um primeiro encontro com Leão XIV sobre todos estes temas”. Para ele, é importante “ouvir o que o papa tem a dizer e que indicações pode deixar”.

O porta-voz da CEP considerou que a presença do papa no Jubileu das Equipes Sinodais e Organismos de Participação destaca a ideia de que “o caminho deve prosseguir, como foi feito até aqui”.