O papa Leão XIV recebeu um presente especial ontem (15): um cavalo puro-sangue árabe chamado Proton.

Antes da audiência geral, o papa recebeu o presente da cidade de Kołobrzeg, Polônia.

O cavalo, de 12 anos de idade, de pelagem branca, faz parte de uma das raças equinas mais antigas e valorizadas do mundo, conhecida por sua elegância e resistência.

Proton é natural da cidade polonesa de Kołobrzeg-Budzistowo e vai viver em Castel Gandolfo, Itália, sede do centro equestre da Santa Sé.

Segundo a Santa Sé, o polonês Andrzej Michalski, presidente da fazenda de cavalos "Michalski", ofereceu o cavalo ao papa, dizendo que, em seu tempo como missionário no Peru, o papa Leão XIV costumava montar a cavalo com frequência.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"O papa ficou muito satisfeito”, disse Michalski ao Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé. “Nós o levamos juntos, segurando as rédeas e o levamos para um breve passeio. Ele ficou muito satisfeito, nós ficamos muito felizes".

O haras Michalski não é só um local para criação, treinamento e competições equestres, mas também um centro de hipoterapia, especialmente útil para crianças com deficiências motoras.

 

A linhagem de Proton é de notável prestígio. Seu pai, o garanhão Kahil, nasceu na filial americana de um haras do Qatar, enquanto sua mãe, Pradera, vem do histórico haras Janów Podlaski. O avô materno de Proton foi o garanhão Hlayyil, criado por Sua Alteza Real, a princesa Alia Al Hussein da Jordânia.