15 de out de 2025 às 11:34
O papa Leão XIV se encontrou ontem (14) com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinal, em Roma.
Mattarella recebeu o papa e sua delegação, com o Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, e a presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, irmã Raffaella Petrini, em sua residência em Roma.
Leão XIV falou sobre a “amizade sincera e da colaboração mútua frutífera” entre a Itália e os papas e enfatizou a necessidade de os dois Estados contribuírem para os processos de paz multilaterais em regiões como o Oriente Médio e a Europa.
“Renovo meu sincero apelo para que continuemos a trabalhar para restabelecer a paz em todas as partes do mundo e que os princípios de justiça, equidade e cooperação entre os povos — princípios que constituem sua base insubstituível — sejam cada vez mais cultivados e promovidos”, disse ontem o papa.
Leão XIV elogiou o comprometimento do governo italiano em “aliviar situações de dificuldades causadas pela guerra e pela pobreza”, particularmente seus esforços para apoiar as crianças em Gaza.
“Essas são contribuições fortes e eficazes para a construção de uma coexistência digna, pacífica e próspera para todos os membros da família humana”, disse ele.
Em vista do 800º aniversário da morte do padroeiro da Itália, são Francisco de Assis, no ano que vem, Leão XIV também falou sobre a “questão urgente de cuidar da nossa casa comum”.
“São Francisco nos ensinou a louvar o Criador por meio do respeito por todas as criaturas, proclamando sua mensagem do coração geográfico da península [italiana] e transmitindo-a — por meio da beleza de seus escritos e do testemunho de sua vida e da de seus irmãos — através das gerações até nós”, disse ele.
“Por isso, creio que a Itália recebeu, de modo especial, a missão de transmitir às nações uma cultura que reconhece a Terra como uma irmã com quem partilhamos a vida e uma mãe formosa que abre os braços para nos acolher”, disse também o papa, citando a encíclica Laudato si’, publicada pelo papa Francisco em 2015.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No início deste mês, o Senado da Itália aprovou um projeto de lei restabelecendo o dia 4 de outubro, dia de são Francisco de Assis, como feriado nacional no país.
Perto do fim de seu discurso, Leão XIV falou sobre o declínio da taxa de natalidade na Itália e pediu um “esforço conjunto” para promover escolhas em todos os níveis em favor da família e para defender e proteger a vida “em todas as suas fases”.
“Em particular, desejo enfatizar a importância de garantir a todas as famílias o apoio indispensável de um trabalho digno, em condições justas e com a devida atenção às necessidades relacionadas à maternidade e à paternidade”, disse ele.
“Façamos todo o possível para dar confiança às famílias — especialmente às famílias jovens — para que possam olhar para o futuro com serenidade e crescer em harmonia”, disse também o papa.
Em seu discurso de boas-vindas, Mattarella falou sobre o “vínculo inquebrável” entre a Itália e a Santa Sé e elogiou o trabalho dos pais fundadores da União Europeia, “muitos dos quais tinham formação cristã” e que reconstruíram a paz na região depois da Segunda Guerra Mundial.
Falando sobre as mensagens consistentes de paz do papa Leão XIV desde sua eleição, o presidente da Itália disse que os líderes políticos têm a responsabilidade de “rejeitar a glorificação do conflito” e “promover o diálogo e o entendimento mútuo”.
“Essa paz, como o senhor enfatizou, começa com cada um de nós, e é por isso que é tão essencial desarmar, desarmar nossos corações e desarmar nossas palavras”, disse Mattarella.




