A arquidiocese de Brasília celebra no domingo (12) sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, com a 27ª festa na Esplanada dos Ministérios, próximo à catedral de Brasília.

Como neste mesmo dia se comemora o Dia das crianças, a festividade começa com o Jubileu das Crianças com procissão, às 8h45, missa celebrada pelo bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) e coroação de Nossa Senhora às 10h30.

“Nada mais próprio do que apresentar os pequenos à Virgem Maria”, disse o vigário da catedral de Brasília, padre Bruno Cruz. “As crianças precisam ser introduzidas na fé, na caminhada para que possam dar continuidade em seus passos sustentados e orientados pelos pais”. Depois da celebração, há uma programação especial para as crianças com brinquedoteca, sorvete, pescaria e distribuição de lembrancinhas.

A festividade continuará à tarde com o Jubileu dos Movimentos Marianos a partir das 14h, com a oração do rosário, conduzida pelo Instituto Hesed. Às 16h45 os representantes dos movimentos marianos da arquidiocese vão em procissão jubilar saindo da catedral até o altar central do “Espaço da Padroeira”, onde haverá a missa solene em honra à Nossa Senhora Aparecida, às 17h, celebrada pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, seguida de uma procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será levada pelo arcebispo no papamóvel usado na visita do papa são João Paulo II a Brasília, em 1980.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A procissão contornará o quadrilátero central da Esplanada dos Ministérios com orações e bênçãos com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ao final do percurso, os fiéis retornam ao local da missa para a bênção final.

Chuva de pétalas

Este ano a festividade terá uma novidade, segundo padre Bruno Cruz, às 20h haverá um momento especial em homenagem à Nossa Senhora: “acontecerá uma chuva de pétalas”. Um helicóptero sobrevoará sobre os fiéis e “uma chuva de pétalas acontecerá na Esplanada dos Ministérios”, disse o padre. Em seguida, haverá shows no Palco da Padroeira.