O papa Leão XIV se uniu ontem (6) à comunidade australiana para a oração noturna na capela católica Domus Australia, em Roma.

Antes de rezar as vésperas com cerca de 150 pessoas, o papa abençoou uma pintura restaurada de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, que foi doada à capela por Bartolo Longo, que será canonizado em breve.

“De fato, essa devoção à Nossa Santíssima Mãe ocupa um lugar especial em meu coração, por isso também estou feliz por compartilhar essa ocasião com a comunidade australiana presente para esta bênção solene da imagem restaurada de Nossa Senhora de Pompeia”, disse Leão XIV numa breve homilia.

“Espero que essa imagem… inspire uma devoção ainda maior a ela entre os residentes da Domus e aqueles que a visitam como peregrinos, assim como os membros da comunidade local”, disse também o papa.

À luz do ano jubilar da Igreja dedicado à virtude teologal da esperança, Leão XIV encorajou aqueles que rezaram ontem com ele a se inspirarem no exemplo da Mãe de Deus.

“Maria encarnou essa virtude através de sua confiança de que Deus cumpriria suas promessas”, disse ele. “Essa esperança, por sua vez, deu-lhe força e coragem para dedicar sua vida voluntariamente ao Evangelho e abandonar-se inteiramente à vontade de Deus”.

Em sua homilia, o papa sublinhou a importância da “fidelidade diária” a Deus, mesmo que “não saibamos o que o futuro nos reserva”.

“Deus nunca se atrasa, somos nós que temos que aprender a confiar, mesmo que isso exija paciência e perseverança”, disse Leão XIV. “O tempo de Deus é sempre perfeito”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Deus vem sempre para nos salvar e libertar”, disse também o papa.

Voltando-se para os escritos de santo Agostinho, Leão XIV disse que o padre da Igreja lembra aos cristãos que o plano e o propósito de Deus para cada pessoa é a salvação e a vida eterna.

“Deus nos criou sem nós, mas não nos salvará sem nós”, disse o papa, citando santo Agostinho. “Portanto, somos chamados a cooperar com Ele, vivendo uma vida de graça como Seus filhos e filhas, dando a nossa própria contribuição ao plano da salvação”.

O papa Leão XIV disse que Deus não “veio simplesmente para nos redimir da escravidão do pecado”, mas para “nos tornarmos filhos de Deus e libertar os nossos corações” para aceitar Seu amor.

“Deus, nosso Pai, nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo... Ele nos destinou em amor para sermos Seus filhos e filhas por meio de Jesus Cristo”, disse o papa, citando uma passagem da carta de São Paulo aos Efésios.

Antes de concluir as vésperas, Leão XIV confiou a comunidade australiana que vive em Roma à Bem-Aventurada Virgem Maria.

“Ao venerar Nossa Senhora de Pompéia na Domus Australia, rezo para que vocês também sejam fortalecidos pelo Espírito Santo em seu próprio serviço ao Senhor e à sua Igreja, e que possa dar muitos frutos, frutos que perdurem”, disse ele.