2 de out de 2025 às 14:45
A catedral de Joaçaba (SC), dedicada a santa Teresinha do Menino Jesus, foi elevada a santuário ontem (1º) durante a missa da memória de sua padroeira. Em sua homilia, o bispo de Joaçaba, dom Mário Marquez disse que “ao celebrar a elevação da catedral para santuário diocesano, recordamos a vida e presença de santa Teresinha do Menino Jesus que afirmou sua grande missão: no coração da Igreja quero ser o amor”.
“É este amor que ultrapassou a história e hoje revive em Joaçaba, por meio da presença das relíquias de santa Teresinha e de seus pais são Luís e santa Zélia a mesma experiência de unidade, esperança e espírito de comunidade. Com certeza, mais um dia histórico que marca o Jubileu de Ouro da diocese de Joaçaba”, ressaltou dom Mário Marquez.
As relíquias de primeiro grau de santa Teresinha e de seus pais, são Luís Martin e santa Zélia Guérin foram entronizadas na catedral no dia 12 de junho, na missa de 50 anos da diocese de Joaçaba. As relíquias, são um fragmento de osso de santa Teresinha e fragmentos da carne dos santos Luís e Zélia Martin. Elas foram trazidas pelo reitor do santuário de santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França, padre Emannuel Schwab, a pedido do bispo de Joaçaba.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A paróquia santa Teresinha do Menino Jesus, em Joaçaba, foi criada em 2 de janeiro de 1930 pelo então bispo de Lages, Dom Daniel Hostin. Em 14 de setembro de 1975, quando a diocese de Joaçaba foi criada, a igreja tornou-se a catedral de Joaçaba. Atualmente ela possui 14 capelas: sete na área rural e sete na área urbana.
“A elevação da catedral para santuário reforça nossa experiência de fé e abre as portas desta linda Igreja diocesana para ser o ponto de encontro da nossa comunidade local, regional e de todos aqueles que passarem por Joaçaba sob a inspiração de santa Teresinha que dedicou a sua vida em favor da evangelização”, disse o reitor do santuário, padre Joveci Filho destacando que esse dia “é resultado de um trabalho feito com muito amor, dedicação e entusiasmo ao longo dos últimos anos”.




