9 de jun de 2025 às 12:56
As relíquias de santa Teresinha do Menino Jesus e de seus pais, são Luís Martin e santa Zélia Guérin, chegaram ao Brasil no sábado (7) e serão entronizadas no santuário catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, em Joaçaba (SC), na quinta-feira (12). A vinda das relíquias para o Brasil acontece no marco da celebração dos 50 anos da diocese de Joaçaba.
As relíquias chegaram no sábado à noite, no aeroporto internacional de Brasília (DF), trazidas pelo reitor do santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, França, padre Emannuel Schwab. Foram recebidas pelo bispo de Joaçaba, dom Mário Marquez, pelo pároco do santuário catedral, padre Joveci José de Oliveira Filho, e pelo padre brasileiro Eduardo Toledo, que atua no santuário de Lisieux.
“Com o coração emocionado iniciamos nossa peregrinação até chegarmos em Joaçaba”, disse dom Mário. “Realmente, é um momento muito especial que marca a celebração dos 50 anos da Diocese de Joaçaba e a elevação da nossa Catedral para o Santuário Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus”.
Ontem (8), as relíquias peregrinaram por Brasília, tendo visitado o carmelo Nossa Senhora do Carmo, o Palácio Itamaraty e encerrando o dia com missa na catedral militar Rainha da Paz. Na manhã de hoje (9), ainda na capital federal, as relíquias visitaram a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Congresso Nacional. Às 19h, as relíquias estarão na missa no santuário Dom Bosco.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Amanhã (10), as relíquias seguem para Florianópolis, onde estão presentes na missa às 19h na catedral metropolitana. Na quarta-feira, continuam na capital catarinense e, às 9h, estarão em uma palestra na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). Depois, as relíquias seguem para Joaçaba, onde, na quinta-feira (12), haverá uma coletiva de imprensa às 8h, formação para seminaristas às 10h e a missa de entronização no santuário catedral, às 19h30.
Segundo a diocese de Joaçaba, a catedral está se preparando para a chegada das relíquias. Entre as novidades, está a ampliação das celebrações de missas, que estão acontecendo todos os dias, em horários pré-determinados. Além disso, o atendimento às confissões foi intensificado e acontece de terça-feira a sábado, antes das missas ou em horário previamente comunicado.
A catedral também se prepara fisicamente para receber as relíquias. “A revitalização da imagem [de santa Teresinha] datada de 1929 marcou o início desta preparação que possui ainda uma nova estrutura que abrigará também as relíquias de santa Teresinha, são Luís e santa Zélia”, disse o pároco, padre Joveci. Segundo ele, nos próximos meses será confeccionada uma nova estrutura na lateral direita da catedral para exposição das relíquias de são Luís e santa Zélia.