1 de out de 2025 às 12:35
O papa Leão XIV disse ontem (30) que a maneira como o secretário do Departamento de Defesa dos EUA fala sobre a guerra é "preocupante".
Discursando para uma plateia de altos escalões militares convocados para o Estado da Virgínia, o secretário de Defesa Pete Hegseth pediu ontem que oficiais superiores liderem com foco em mais "letalidade". O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou neste mês um decreto mudando o nome do departamento para Departamento de Guerra, embora ele não tenha sido oficialmente alterado pelo Congresso dos EUA.
Respondendo sobre o encontro do secretário com os generais e os comentários sobre a prontidão para a guerra, o papa Leão XIV disse: “Essa maneira de falar é preocupante, porque mostra a cada vez um aumento das tensões — esse vocabulário, até mesmo mudando de ministro da Defesa para ministro da Guerra. Esperemos que seja só uma maneira de falar. Certamente, eles têm um estilo de governo em que querem mostrar força, pressionar, e esperamos que funcione, mas que não haja guerra. É preciso sempre trabalhar pela paz”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa Leão XIV, nascido em Chicago, EUA, falou com repórteres ao deixar a vila papal de Castel Gandolfo, perto de Roma, onde nas últimas semanas ele tem o hábito de passar as terças-feiras antes de voltar ao Vaticano.
Os comentários do papa foram traduzidos do italiano.
O Departamento de Defesa dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.


