O papa Leão XIV exortou os fiéis de todo o mundo a rezar no mês de outubro para que fiéis de diferentes tradições religiosas possam trabalhar juntos “para defender e promover a paz, a justiça e a fraternidade humana”.

Num vídeo divulgado hoje (30) pela Rede Mundial de Oração do Papa, o papa disse que "às vezes, as religiões, em vez de nos unirem, tornam-se causa de confronto". Diante dessa realidade, ele pediu orações para que "as religiões não sejam usadas como armas ou muros, mas sim vividas como pontes e profecias".

Assim, a intenção das orações de outubro concentra-se na colaboração inter-religiosa. Leão XIV disse que a humanidade vive num mundo "ferido por profundas divisões" e exortou os fiéis a buscar caminhos para a unidade por meio da fé.

“Senhor Jesus, Tu, que na diversidade és um só e olhas com amor para cada pessoa, ajuda-nos a nos reconhecermos como irmãos e irmãs, chamados a viver, rezar, trabalhar e sonhar juntos”, rezou o papa em sua oração.

Leão XIV também pediu que se invoque o Espírito Santo para purificar os corações e aprender a reconhecer o que une as diferentes religiões. "E, a partir daí, aprender novamente a escutar e a colaborar sem destruir", disse o papa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Por fim, o papa enfatizou que exemplos concretos de paz, justiça e fraternidade de diferentes tradições religiosas devem servir como base de encorajamento. "Que eles nos inspirem a acreditar que é possível viver e trabalhar juntos, para além das nossas diferenças, tornando possível o sonho do bem comum, acompanhando a vida, sustentando a esperança e sendo fermento da unidade em um mundo fragmentado", concluiu Leão XIV.

Segundo o site da Rede Mundial de Oração do Papa, a intenção de oração mensal do papa "é um chamado global para transformar nossa oração em ações concretas, uma bússola para uma missão de compaixão pelo mundo".