30 de set de 2025 às 13:05
O Departamento para as Celebrações Litúrgicas da Sé Apostólica anunciou hoje (30) o calendário de celebrações que o papa Leão XIV vai celebrar entre novembro deste ano e janeiro do ano que vem, meses marcados pelo encerramento do Jubileu Ordinário 2025.
Em 1º de novembro, solenidade de Todos os Santos, o papa vai celebrar a missa na praça de São Pedro, no Vaticano, às 10h30 (6h30 no horário de Brasília). Na liturgia, ele vai proclamar são João Henrique Newman doutor da Igreja , no âmbito do Jubileu do Mundo Educativo.
Dois dias depois, em 3 de novembro, Leão XIV vai celebrar a missa na basílica de São Pedro, no Vaticano, às 11h (7h no horário de Brasília), em memória do papa Francisco e dos cardeais e bispos que morreram no último ano.
Em 9 de novembro, solenidade da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, o papa vai para a catedral em Roma, onde celebrará a missa às 9h30 (5h30 no horário de Brasília).
O calendário do Jubileu atingirá um novo marco em 16 de novembro, quando o papa Leão XIV vai celebrar, às 10h (6h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro, no Vaticano, a missa do 33º Domingo do Tempo Comum, coincidindo com o Jubileu dos Pobres.
Uma semana depois, em 23 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, a liturgia será celebrada na praça de São Pedro, às 10h30 (6h30 no horário de Brasília), por ocasião do Jubileu dos Coros.
No dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Concepção de Nossa Senhora, o papa renovará a tradição de visitar a escadaria da Piazza di Spagna, em Roma, para o ato de veneração a Nossa Senhora.
Em 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, ele vai celebrar a missa na basílica de São Pedro às 16h (meio-dia no horário de Brasília), e, em 14 de dezembro, terceiro domingo do Advento, Leão XIV vai celebrar a missa do Jubileu dos Reclusos na basílica de São Pedro às 10h (6h no horário de Brasília).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Leão XIV retomará a tradição de celebrar uma missa de Natal
As celebrações de Natal serão abertas com a Missa noturna da Natividade do Senhor, em 24 de dezembro, às 22h (18h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro. O calendário litúrgico do papa Leão XIV para os próximos meses também tem uma novidade de grande significado simbólico: a celebração da Missa do Dia de Natal, no dia 25 de dezembro, às 10h (6h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro.
No dia seguinte, o papa vai celebrar a missa de Natal às 10h (6h no horário de Brasília), e, da varanda central da basílica de São Pedro, dará a bênção Urbi et Orbi às 12h (8h no horário de Brasília).
No dia 31 de dezembro, às 17h (13h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro, o papa vai celebrar as primeiras vésperas e o Te Deum em ação de graças pelo ano que passou.
Com a chegada do novo ano, em 1º de janeiro de 2026, Solenidade de Nossa Senhora Mãe de Deus e 59º Dia Mundial da Paz, Leão XIV celebrará a santa missa na Basílica de São Pedro às 10h (6h no horário de Brasília).
Em 6 de janeiro, solenidade da Epifania do Senhor, acontecerá um dos momentos culminantes do Ano Santo: na basílica de São Pedro, às 9h30 (5h30 no horário de Brasília), o papa fechará a porta santa e vai rezar a missa de encerramento do Jubileu Ordinário 2025.
Por fim, em 11 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, Leão XIV vai rezar a missa e o batismo de várias crianças na Capela Sistina, às 9h30 (5h30 no horário de Brasília), seguindo uma tradição estabelecida pelo papa são João Paulo II.




