O papa Leão XIV nomeou o padre Marco Billeri seu segundo secretário pessoal.

O anúncio foi feito pelo bispo de San Miniato, Itália, Giovanni Paccosi, no sábado (27). Billeri, ordenado em 2016, continuou seus estudos em Roma, onde fez doutorado em Direito Canônico. Foi juiz no Tribunal Eclesiástico da Toscana, defensor do vínculo nos tribunais diocesanos de San Miniato e Volterra, mestre de cerimônias episcopal e secretário do conselho presbiteral. Até o momento, foi pároco adjunto da paróquia de Santo Estêvão e São Martinho em San Miniato Basso.

Em comunicado, Paccosi disse que a nomeação é "um grande presente" para a diocese. Ele disse ter recebido um telefonema pessoal do papa na semana anterior, pedindo seu consentimento para liberar Billeri para essa nova missão.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Senti alegria e uma sensação de vertigem ao pensar que o padre Marco agora estará no coração da Igreja de Cristo”, disse o bispo. Ele exortou os fiéis a rezar por Billeri e pela diocese, dizendo que laços mais estreitos com o papa e a Igreja universal devem fortalecer a consciência de sua própria missão.

Billeri vai trabalhar ao lado do primeiro secretário pessoal do papa, o padre peruano Edgard Iván Rimaycuna Inga.