18 de set de 2025 às 16:04
Cerca de 50 peritos estão reunidos em Roma para discutir o futuro da vida e da família na América Latina, no âmbito do Encontro Jubilar Sinodal para o Discernimento Esperançoso.
"Tentamos pôr em comum um diálogo de construção de um futuro de inclusão e esperança, promovendo a solidariedade e pregando o Evangelho por meio de palavras e ações concretas", disse à ACI Prensa, agência em espanhol da EWTN, Karen Castillo, membro da Rede Latino-Americana e Caribenha de Assistência Social da Igreja (REDLAPSI), uma das instituições participantes vinculadas ao CELAM, (Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho).
O evento iniciado ontem (17) termina amanhã (19) na sede do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II.
"O objetivo foi criar um espaço de diálogo no qual pudéssemos compartilhar, de diferentes ângulos, como as famílias sofrem essas diferentes crises das realidades que enfrentamos", disse Castillo.
No primeiro dia, os participantes analisaram "os efeitos do extrativismo e do desemprego estrutural, que aprofundam as desigualdades e limitam as oportunidades de desenvolvimento local", disse Castillo.
O encontro também discutiu os desafios decorrentes da migração e do tráfico de pessoas, com foco na proteção dos direitos e no acompanhamento pastoral daqueles que passam por essas realidades. Para completar o debate, os participantes também analisaram "a fragilidade dos Estados e da democracia, considerando como essas fragilidades impactam a justiça social e a coesão comunitária", disse Castillo.
O segundo dia foi dedicado a explorar soluções e caminhos de transformação, partindo da compreensão da família como credora da dívida econômica e ambiental e analisando a necessidade de garantir um acesso equitativo aos bens criados e desenvolvidos. Também se discutiu sobre o trabalho e o cuidado a partir das novas tecnologias, colocando a dignidade humana no centro de todas as ações.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Por fim, também foi abordada a importância de construir futuros e proteger vidas, identificando com quem iniciar processos de diálogo social e aplicando o princípio da subsidiariedade para gerar mudanças sustentáveis e comunitárias.
“Este encontro serviu justamente para que pudéssemos nos reunir, refletir, nos escutar mutuamente e abordar esses temas que nos preocupam e ocupam em nossa região”, disse Castillo.
Necessidade de discernimento comunitário no contexto do Ano Jubilar
Para Castillo, este processo de escuta responde a uma necessidade de discernimento comunitário no contexto do Ano Jubilar: “O Ano Santo nos desafia a todos a buscar projetos concretos para tecer juntos o futuro da família, protegendo a vida”, conclui.
Os participantes serão recebidos no Vaticano pelo papa Leão XIV amanhã.
O encontro foi convocado pela Rede Latino-Americana e Caribenha de Pensamento Social da Igreja (REDLAPSI/CELAM) e organizado pelo Pontifício Instituto Teológico João Paulo II (PITJP II), pela Pontifícia Academia para a Vida (PAV), pela Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL) e pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). O encontro conta com o apoio do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Cáritas América Latina e Caribe e da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR).




