28 de ago de 2025 às 14:56
O arcebispo de Santiago de Compostela, Espanha, Francisco José Prieto, convidou o papa Leão XIV a participar dos eventos do próximo Ano Santo Compostelano, que será celebrado em 2027.
O arcebispo de Santiago de Compostela esteve em Roma para a peregrinação diocesana que marcou o Jubileu Ordinário da Esperança, celebrado este ano.
No fim da audiência geral de ontem (27), como é tradicional, o papa foi saudado pelos cardeais, arcebispos e bispos presentes. Prieto aproveitou para estender a Leão XIV o convite para visitar o túmulo de são Tiago apóstolo dentro de dois anos.
Prieto "também quis transmitir a esperança e o entusiasmo de toda a Igreja diocesana em vista do grande evento jubilar que já se aproxima no horizonte", segundo o site da arquidiocese de Santiago de Compostela.
Leão XIV expressou sua gratidão pelo convite. “A confirmação de uma possível visita deve ser feita no âmbito dos canais protocolares habituais", disse a arquidiocese.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A cidade onde repousam os restos mortais de são Tiago Maior, irmão de são João Evangelista, é um dos cinco locais aos quais foram concedidos a celebração perpétua de anos jubilares, junto com Jerusalém, Roma, o mosteiro espanhol de Santo Toribio de Liébana e a cidade espanhola de Caravaca de la Cruz.
No caso de Santiago de Compostela, a data é celebrada sempre que o dia 25 de julho, data que marca o martírio de são Tiago apóstolo, cai num domingo, um evento que ocorre periodicamente a cada 11, seis, cinco e seis anos.
Ao longo do século XXI, a arquidiocese de Santiago de Compostela celebrou anos jubilares em 2004, 2010 e 2021. O ano mais recente (2021) foi prorrogado por um ano por decisão do papa Francisco devido à pandemia de covid-19. Os próximos Anos Jacobeus estão previstos para 2027, 2032, 2038 e 2049.
As condições para obter a indulgência plenária são três: visitar o túmulo de são Tiago apóstolo na catedral de Santiago de Compostela e fazer uma oração; confessar-se 15 dias antes ou 15 dias depois da visita ao túmulo; e receber a Comunhão. Essa indulgência pode ser aplicada a pessoas mortas.




