São Tiago Maior, o primeiro Apóstolo a morrer, enfrentou uma batalha contra um mago que manipulava as pessoas com magia negra e possessões diabólicas.

No livro A Legenda Áurea, escrita pelo beato Jacopo de Varazze (1230-1298), recolhe-se uma antiga tradição da volta do apóstolo são Tiago à Judéia, depois de pregar na Espanha.

Um mago chamado Hermógenes queria provar que a pregação do Apóstolo era falsa. Para isso, enviou seu seguidor Fileto para convencer os judeus. São Tiago acabou por convencê-lo com argumentos racionais e milagres.

Fileto voltou ao mago, contou-lhe tudo o que tinha visto e ouvido e tentou persuadi-lo. Hermógenes ficou irritado e, usando magia, o imobilizou. Então Fileto pediu a um criado que informasse o apóstolo de sua situação.

Depois de ouvir o que ocorrera, Tiago entregou seu lenço ao mensageiro dizendo: “Volte para onde está o seu mestre, que ele pegue este lenço e diga: 'O Senhor levanta os oprimidos e livra os que estão atados'”.

Fileto seguiu todas as instruções e recuperou a mobilidade. Então ele zombou do mago e foi à procura de Tiago. Hermógenes, enfurecido, ordenou aos demônios que trouxessem o apóstolo e Fileto amarrados, porque queria vingar-se deles.

Muitos demônios foram prendê-los, mas quando chegaram diante de sua presença, imploraram por compaixão. Tiago pediu-lhes explicações e os demônios disseram-lhe que tinham sido enviados pelo mago. No entanto, no caminho, algo inesperado aconteceu com eles.

"Assim que viemos para cá, um anjo de Deus nos amarrou com correntes de fogo que nos atormentam enormemente", disseram os demônios.

O apóstolo então os enviou para trazer Hermógenes até ele amarrado, mas ileso. Os espíritos malignos obedeceram e trouxeram o mago até ele com as mãos amarradas nas costas. Em seguida, os demônios pediram ao santo que lhes permitisse se vingar do mago por causa dos tormentos que sofreram.

Tiago perguntou-lhes por que não prenderam também Fileto, mas os demônios lhe responderam: "Não temos poder para sequer tocar em uma formiga que esteja em seu aposento".

Então o santo pediu a Fileto que desamarrasse Hermógenes e disse ao mago que ele era livre. “Não obrigamos ninguém a se converter à nossa doutrina”, disse são Tiago. O mago pediu-lhe que lhe desse algo como proteção, porque senão os demônios o matariam. O apóstolo lhe deu o seu báculo.

Hermógenes então voltou com todos os seus livros de feitiços e por ordem de são Tiago jogou-os no mar. Tornou-se discípulo do santo e passou a fazer “obras extraordinárias”.

Confira também: