20 de ago de 2025 às 15:41
O bispo de Margarita, Venezuela, Fernando Castro, disse que a devoção a Nossa Senhora do Vale, padroeira da parte leste do país, nunca deve ser entendida como "turismo religioso".
A imagem sagrada de Nossa Senhora do Vale fica na basílica menor da cidade de El Valle del Espíritu Santo, uma vila no coração da ilha Margarita, a maior ilha do Estado insular de Nueva Esparta e um dos destinos turísticos mais importantes do país. Milhares de pessoas de toda a Venezuela vêm todos os anos para venerar a imagem, cuja festa é celebrada todo dia 8 de setembro.
“Honrar a Virgem nunca deve ser entendido como turismo religioso, que é um tipo de viagem com visitas a locais religiosos com fins culturais ou históricos”, disse Castro em comunicado divulgado na segunda-feira (18).
O bispo disse também que uma peregrinação é "uma viagem a um lugar sagrado, com um propósito religioso e espiritual específico", com o objetivo de "prestar devoção e veneração em comunhão com o divino".
"É uma manifestação de fé, independente de interesses materiais ou políticos", disse Castro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O bispo disse que a diocese de Margarita não tem intenção de construir um templo votivo a Nossa Senhora do Vale, alegação que, segundo ele, vem circulando nos últimos dias por vários meios de comunicação, proveniente de "pessoas não autorizadas que não representam nenhuma autoridade eclesiástica".
"Consideramos um campo eucarístico suficiente para os propósitos já pretendidos", disse o bispo. Esse campo é uma grande esplanada perto da basílica menor de Nossa Senhora do Vale, onde acontecem as atividades mais importantes a cada aniversário.
Castro também alertou sobre algumas associações privadas de fiéis cujos estatutos não foram revisados pela autoridade eclesiástica competente.
"Não nos responsabilizamos por nenhum tipo de evento organizado por qualquer associação ou iniciativa, que tenha nome relacionado à piedade ou devoção, se não tiver sido previamente aprovado pela diocese de Margarita", diz o comunicado.




