12 de ago de 2025 às 15:11
O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, visitará o país africano de Burundi entre hoje (12) e a próxima segunda-feira (18).
Segundo o Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé, o cardeal fará essa viagem depois de receber um convite da Igreja local e das autoridades do país.
O principal objetivo dessa visita é participar da cerimônia de encerramento do Jubileu de 60 anos de relações diplomáticas entre o Burundi e a Santa Sé.
O cardeal Parolin também estará presente na inauguração de um monumento dedicado ao núncio apostólico dom Michael Aidan Courtney, que foi morto a tiros em sua missão no Burundi há 22 anos.
Depois de sua morte em 2003, o então secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Angelo Sodano, enfatizou que dom Courtney “se sacrificou por amor à África”.
“Dia e noite, incansavelmente, dom Michael Courtney ajudou os burundeses a restaurar a compreensão e a harmonia por meio do diálogo. Ele não poupou esforços para unir todos os burundeses, sem excluir ninguém”, disse o cardeal Sodano na ocasião.
Segundo a mídia oficial da Santa Sé, dom Michael Aidan Courtney desempenhou um papel decisivo no acordo assinado em novembro de 2003 entre o governo do Burundi e rebeldes hutus.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O carro do arcebispo nascido na Irlanda foi atingido por vários tiros e o núncio morreu no hospital devido a um ferimento de bala em 29 de dezembro de 2003, aos 58 anos.
Em 2023, 20 anos depois da morte de Courtney, o secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, o arcebispo Paul Richard Gallagher, celebrou uma missa de sufrágio pelo núncio na capela irlandesa das Grutas do Vaticano.
Segundo a conta oficial da Secretaria de Estado da Santa Sé, @TerzaLoggia, o cardeal Parolin celebrará uma missa com os bispos da Conferência Episcopal do Burundi. Ele também se encontrará com o presidente do país, Évariste Ndayishimiye, e assinará os acordos específicos entre a conferência episcopal e o governo.
Na sexta-feira (15), Parolin celebrará uma missa no santuário mariano de Mugera e depois visitará Guitega, a capital do país.
No sábado (16), o cardeal se reunirá com os seminaristas e os superiores maiores das ordens religiosas masculinas e femininas. Em seguida, será feita a inauguração do memorial dedicado ao arcebispo Michael Aidan Courtney, com o lançamento da pedra fundamental.
No domingo (17), ele celebrará a missa de encerramento do Jubileu dos 60 anos de relações diplomáticas entre os dois Estados. Antes de se despedir do país africano, visitará o santuário de Notre-Dame Trois Fois Admirable (Nossa Senhora Três Vezes Admirável) de Schoenstatt, onde o papa são João Paulo II celebrou uma missa em 7 de setembro de 1990.




