A Igreja está crescendo em todo o mundo, particularmente nas Américas e na África, mas vive uma espiral descendente na Europa há anos, segundo um estudo do Centro de Estudos, Formação e Análise Social da Fundação San Pablo CEU (CEU-CEFAS).

O relatório Demografia da Igreja Católica no Limiar do Terceiro Milênio descreve uma instituição composta por cerca de 1,4 bilhão de fiéis, cerca da metade dos 2,6 bilhões de cristãos do mundo.

O maior número de fiéis está nas Américas, com 666 milhões de fiéis, 48% do total. A Europa vem em seguida, com 285 milhões (21%), e a África logo atrás, com 272 milhões de fiéis, um quinto do total.

Nos últimos anos, enquanto o aumento foi notável na América e, especialmente, na África, o declínio na Europa foi significativo, a ponto de "os católicos terem diminuído em termos relativos, até mais do que a população como um todo".

O caso da Europa é paradoxal em algumas de suas manifestações porque, embora tenha muito mais sacerdotes diocesanos e religiosos do que qualquer outro continente, seu número tende a diminuir enquanto sua idade média aumenta a cada ano.

As Américas são o continente com o maior número de bispos: 1.008 diocesanos e 992 religiosos. A Europa tem 664 bispos diocesanos e 1.002 religiosos. Ambas as regiões, que permanecem à frente das demais, estão em declínio.

O número de bispos na Ásia aumentou ligeiramente nos últimos anos, chegando a 459 bispos diocesanos e 358 religiosos. Na África, o número também cresceu, chegando a 481 bispos diocesanos e 259 religiosos. O mesmo se aplica à Ásia, com 70 bispos diocesanos e 60 religiosos.

Predominância de religiosas

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Nas ordens religiosas e institutos seculares, a predominância feminina "é avassaladora", diz o documento. Em todo o mundo, no fim de 2022, havia 16 religiosas para cada religioso. Nos institutos seculares, em que os religiosos vivem no mundo, a proporção é de 31 mulheres para cada homem.

O relatório do CEU-CEFAS destaca que "a América é o continente com o maior número de missionários leigos e catequistas": 350 mil missionários leigos e cerca de 1,5 milhão de catequistas. Apesar disso, esses números são menores do que em anos anteriores, e só a África aumentou suas estatísticas nesse sentido.

Os EUA, em linha com o declínio europeu

O relatório também destaca que, nos EUA, a Igreja está passando por um declínio semelhante ao da Europa. Em 2007, 24% dos americanos se identificavam como católicos. Agora são 20%.

Além disso, enfatiza-se que a frequência à missa dominical "diminuiu consideravelmente nas últimas décadas e é uma minoria entre os católicos nos EUA, embora ainda haja muitos católicos praticantes".

A Igreja continua fazendo "um gigantesco trabalho social e caritativo" em todo o mundo, diz o relatório. "A ação humanitária altruísta da Igreja é incomparável, especialmente nas áreas de combate à pobreza extrema (na qual a Cáritas e a Manos Unidas têm um papel importante), saúde, cuidado aos idosos e educação".

Isso é visto em cerca de 70,6 milhões de estudantes e alunos em todo o mundo, 40% dos quais estão na África. A Igreja também tem cerca de 5, 4 mil hospitais, 14 mil dispensários e 525 leprosários.

Há cerca de 115 mil centros para idosos afiliados à Igreja e cerca de 9 mil orfanatos.

Mais em