Um padre nigeriano que serviu por anos nos EUA foi libertado depois de ter sido mantido em cativeiro pelo grupo radical islâmico Boko Haram por várias semanas.

O padre Alphonsus Afina foi capturado pelo Boko Haram no mês passado na diocese de Maiduguri, no Estado de Borno, Nigéria.

O padre tinha pertencido à diocese de Fairbanks, Alasca, por seis anos e meio.

No mês passado, a diocese de Fairbanks pediu aos fiéis que “rezassem pela liberdade [de Afina] do cativeiro e por sua força física e espiritual” enquanto ele estivesse em cativeiro.

Numa postagem na rede social Facebook na última segunda-feira (21), a diocese anunciou que Afina havia sido libertado.

“Louvado seja Deus! Recebemos hoje a notícia de que [o padre] Alphonsus Afina está ileso e foi liberado em segurança!”, escreveu a diocese. “Obrigado a todos que têm clamado ao Céu por ele”.

A diocese pediu aos fiéis que “continuem a rezar pelos nossos irmãos e irmãs em Cristo que continuam cativos, para que eles também possam em breve experimentar a liberdade”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Na última segunda-feira, a instituição de caridade pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre disse que o padre passou 51 dias em cativeiro.

O bispo auxiliar de Maiduguri, John Bakeni, disse à instituição de caridade que o padre estava “um pouco frágil e cansado”, mas estava “com boa saúde” e emocionalmente estável.

“Estamos agora organizando exames médicos e repouso para ele”, disse o bispo, dizendo também que o padre se reunirá com sua família.

Bakeni disse que a libertação do padre "deveria ser considerada um verdadeiro milagre", segundo a instituição de caridade, com o bispo citando "as orações e a intercessão de Nossa Senhora".

Afina foi libertada junto com dez mulheres que estavam mantidas em cativeiro ao mesmo tempo, informou a Ajuda à Igreja que Sofre.