O bispo de Abaetetuba (PA), dom José Maria Chaves dos Reis, informou que “pessoas de má fé” estão se passando pelo clero de Abaetetuba pedindo dinheiro aos fiéis. “Caso você tenha recebido ou venha a receber qualquer pedido nesse sentido, especialmente via WhatsApp ou outros meios, desconsidere imediatamente, pois trata-se de um golpe”, alertou o bispo ontem (10) em nota nas redes sociais da sua diocese.

Esse tipo de golpe está ficando comum nas dioceses brasileiras, especialmente com o nome e as imagens dos bispos. Em 7 de abril, a arquidiocese de Montes Claros (MG) emitiu um alerta nas redes sociais sobre “uma tentativa de golpe utilizando ilegalmente o nome e a foto do arcebispo de Montes Claros, dom José Carlos Souza Campos”, que por meio de uma mensagem via WhatsApp, pediam dinheiro que “supostamente deveriam ser repassados” ao arcebispo. Em 24 de abril, a diocese de Limeira (SP) também fez um alerta dizendo que os golpistas estavam “realizando ligações telefônicas, afirmando, de maneira fraudulenta”, que o bispo de Limeira, dom José Roberto Fortes Palau “está promovendo a venda de assinaturas de um suposto jornal diocesano”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Sobre o golpe em Abaetetuba, dom José Maria ressaltou que “nenhum membro do clero” da diocese “está autorizado a solicitar valores financeiros, seja por meio de mensagens, ligações ou abordagens pessoais, dentro ou fora de nossa diocese, inclusive em outros Estados” e pediu “a todos que fiquem atentos e, se possível, comuniquem à paróquia local ou às autoridades competentes”.