O papa Leão XIV ganhou, na última quinta-feira (3), dois veículos elétricos, projetados para atender aos mais altos padrões de segurança e sustentabilidade, que podem ser transportados por via aérea e o acompanharão em viagens internacionais.

Segundo o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, a entrega ocorreu na última quinta-feira numa audiência privada feita nas vilas pontifícias de Castel Gandolfo, com a participação de uma delegação da companhia italiana de veículos elétricos Exelentia e do Club Car Group, responsável pelo projeto de design do veículo.

Os dois veículos são resultado de uma colaboração entre a empresa italiana Exelentia, fundada por Domenico e Giovanni Zappia e especializada em design, personalização e distribuição de veículos elétricos de proximidade para indivíduos, empresas e entidades públicas, e a Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano, que supervisionou e validou todas as fases do desenvolvimento.

Os carros, baseados em modelos elétricos da empresa Garia (que faz parte do Club Car Group), foram completamente personalizados à mão com mão de obra técnica e artesanal de alta precisão.

Veículos sustentáveis, compactos e seguros

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Projetados com critérios de sustentabilidade total, os veículos não produzem emissões ambientais nem poluição sonora. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de serem transportados por avião sem necessidade de desmontagem, o que representa um benefício logístico para as viagens do papa.

Segundo o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, a companhia aérea italiana ITA Airways também colaborou ativamente no projeto, fornecendo dados técnicos sobre as dimensões e ancoragens necessárias para o carregamento seguro de veículos em voos intercontinentais.

Com design compacto e ótima manobrabilidade, os dois veículos foram projetados para se deslocar com agilidade em espaços apertados ou com alta densidade de pedestres, como praças, santuários ou centros urbanos. Além disso, segundo a Santa Sé, elementos como um guidão dianteiro e apoios laterais sob os apoios de braços foram incorporados, garantindo maior conforto e estabilidade para o papa dentro do veículo.

Esse projeto responde à necessidade de dar ao papa meios de transporte sustentáveis, práticos e seguros, que se adaptem às exigências de suas viagens pastorais. Sua utilização se estenderá tanto às viagens privadas quanto às aparições públicas que Leão XIV fará em várias cidades do mundo.