O reitor do santuário de Fátima, em Portugal, padre Carlos Cabecinhas, visitou a Ucrânia nos últimos dias e garantiu que há oração pela paz e pelo povo ucraniano na Cova da Iria. O sacerdote chegou ao país na terça-feira (24) e concluiu hoje (27) sua visita.

“Esta visita é expressão da união de Fátima com o santuário da Mãe de Deus de Zarvanytsya e com o povo ucraniano e um modo de expressar a nossa solidariedade e assegurar a oração pela paz na Ucrânia no Santuário de Fátima”, disse o reitor ao site do santuário de Fátima.

O santuário da Mãe de Deus de Zarvanytsya está perto da cidade de Ternopil, na zona oeste da Ucrânia. É um dos mais importantes centros de peregrinação da Igreja greco-católica ucraniana e tem uma relação de proximidade de longa data com o santuário de Fátima.

Ao chegar a Ucrânia na terça-feira, o padre Cabecinhas foi recebido pelo bispo auxiliar de Ternopil e reitor do santuário da Mãe de Deus de Zarvanytsya, com Volodymyr Firman, e pelos sacerdotes ali trabalham.

Na quarta-feira (25), o sacerdote se reuniu com o reitor do santuário ucraniano, com padres que desempenham seu trabalho pastoral lá e com o arcebispo metropolita de Ternopil‑Zboriv, dom Teodor Martynyuk.

O arcebispo agradeceu pela expressão de solidariedade que esta visita representa para os ucranianos, particularmente em tempo de guerra. Por sua vez, o padre Cabecinhas garantiu aos presentes a oração diária pela paz e pelo povo ucraniano na Cova da Iria.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ao final do encontro, o padre Cabecinhas e dom Martynyuk trocaram presentes, medalhas dos santuários de Fátima e de Zarvanytsya.

O padre Cabecinhas também participou da vida celebrativa do santuário da Mãe de Deus e teve contato com peregrinos. Ao santuário de Fátima, o reitor destacou o encontro que teve com um pai, que lhe pediu a bênção para seu filho militar que combate na linha de frente da guerra e estava no santuário por uns dias de licença.

Na visita à Ucrânia, o padre Carlos Cabecinhas também se encontrou com deslocados internos, provenientes das zonas mais afetadas pela guerra, como Donetsk, Kharkiv e Zaporizhzhya.

Ontem (26), ele visitou o hospital dos soldados feridos em combate, o cemitério dos militares mortos em combate e locais mais atingidos por bombardeios em Ternopil.

O reitor do santuário de Fátima retorna hoje para Portugal.