6 de jun de 2025 às 16:01
O papa Leão XIV recebeu ontem (5) em audiência privada no Vaticano os membros da Equipe Internacional do Caminho Neocatecumenal, entre eles Kiko Argüello, seu iniciador.
Segundo o site dessa entidade eclesial, o encontro, do qual participaram também o padre Mario Pezzi e María Ascensión Romero, aconteceu em tom "muito cordial".
Argüello expressou a Leão XIV sua alegria por ter um papa missionário "porque essa é também a missão do Caminho Neocatecumenal, tanto em países que não conhecem Cristo como em países que O abandonaram".
O principal iniciador do Caminho Neocatecumenal falou também ao papa sobre a importância do dia 8 de maio, data de sua eleição, nessa jornada. Em 8 de maio de 1968, ao chegarem à Itália pela primeira vez com Carmen Hernández, foram rezar diante da imagem de Nossa Senhora de Pompeia.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Poucos anos depois, na mesma data, em 1974, o papa são Paulo VI foi o primeiro sucessor de são Pedro a receber os líderes do Caminho Neocatecumenal. Naquela ocasião, disse Argüello, o papa que encerrou o Concílio Vaticano II disse: "Aqui estão os frutos do Concílio... Vocês, sendo o que são, já estão fazendo um apostolado".
"Vocês fazem o que a Igreja primitiva fazia antes do batismo; vocês fazem isso depois; mas se isso aconteceu antes ou depois é secundário; o importante é que vocês busquem a autenticidade da vida cristã, e isso é algo que nos conforta enormemente", disse são Paulo VI naquela ocasião.
Segundo o Caminho Neocatecumenal, Leão XIV admirou-se com “o grande número de famílias que, gratas ao Senhor pela nova vida que lhes foi dada, ofereceram seus serviços para ajudar a missão da Igreja nas áreas mais pobres e difíceis do mundo”, ao mesmo tempo em que expressou surpresa pela presença dessa realidade eclesial em 138 casas espalhadas pelo mundo.