Cerca de 70 mil peregrinos de cerca de 100 países participam neste fim de semana, 7 e 8 de junho, do Jubileu dos Movimentos, Associações e novas Comunidades no Vaticano, parte do Jubileu Ordinário Esperança de 2025, segundo o Dicastério para a Evangelização.

Por dois dias, o entorno da praça de São Pedro, no Vaticano, se tornará um espaço ao ar livre para celebrar os movimentos eclesiais e comunidades carismáticas e missionárias que, há décadas, representam "uma expressão viva e dinâmica da evangelização no mundo", como diz o comunicado da Santa Sé.

Será também o primeiro grande encontro dessas entidades com o papa Leão XIV, que vai celebrar a vigília de Pentecostes amanhã (7) à noite, na praça de São Pedro, e a missa solene de Pentecostes no domingo (8), às 10h30 (5h30 no horário de Brasília).

Entre os movimentos e associações confirmados estão o Caminho Neocatecumenal, a Ação Católica, Comunhão e Libertação, a Comunidade Shalom, Charis International, Sant'Egidio, Focolares, Rinnovamento nello Spirito, Obra de Maria, as Células Paroquiais de Evangelização e muitas outras organizações internacionais.

Um jubileu marcado pelo testemunho

Amanhã (7), os peregrinos farão a peregrinação às portas santas das quatro basílicas papais, das 8h às 18h. A partir das 16h, a praça de São Pedro receberá grupos para uma celebração multicultural animada por corais e testemunhos de todo o mundo, em preparação para a vigília de Pentecostes.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Entre as pessoas que vão falar na pré-vigília estão Hussam Abu Sini, cristão árabe-israelense envolvido em iniciativas de paz; Aline Minani, diretora da Escola da Paz "Floribert Bwana Chui" em Goma, República Democrática do Congo, dedicada a crianças refugiadas e vulneráveis; e Pedro e María Begoña Sánchez, missionários na Ucrânia e pais de 12 crianças.

A partir das 20h (15h no horário de Brasília), Leão XIV vai celebrar a vigília de Pentecostes, com a renovação das promessas batismais.

Um momento de união e esperança

O grande evento será encerrado no domingo, com a missa de Pentecostes às 10h30 (5h30 no horário de Brasília), também celebrada pelo papa. A celebração será aberta a todos os peregrinos, sem necessidade de ingresso prévio.

Segundo o Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, o evento representa um sinal visível de unidade na diversidade de carismas, reflexo do impulso missionário dos leigos no século XXI e manifestação concreta do espírito de esperança que guia o Jubileu da Esperança.