Cerca de 60 mil peregrinos de 120 países estão a caminho de Roma para participar do Jubileu das Famílias, Crianças, Avós e Idosos, que será celebrado de amanhã (30) a domingo (1º).

O evento, parte das celebrações do Jubileu Ordinário de 2025, reunirá três gerações — pais, filhos e avós — para um dos principais eventos do Ano Santo 2025. Haverá peregrinações e momentos de oração sob o lema da unidade familiar.

Segundo os organizadores, os maiores grupos vêm da Itália, Espanha, EUA, Polônia e Portugal, embora também sejam esperadas delegações significativas da América Latina, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Filipinas e vários países africanos. Uma das presenças mais esperadas é a dos movimentos eclesiais.

A Associação de Avós Católicos (CGA), por exemplo. Essa organização internacional foi fundada na Irlanda por Catherine Wiley em 2001 e se dedica a apoiar, promover e encorajar o papel espiritual e pastoral dos avós na Igreja.

Três dias de fé e festa nas ruas de Roma

O programa começará amanhã (30), com uma peregrinação de muitas famílias às portas santas de quatro grandes basílicas em Roma: São Pedro, no Vaticano; São João de Latrão; Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, em Roma.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Um dos destaques desse grande evento jubilar acontecerá na tarde de sábado (31), com a "Festa da Família", na praça São João de Latrão, das 18h30 às 20h, com um concerto musical e momentos de oração.

A jornalista italiana Lorena Bianchetti, que desde 1999 apresenta um programa na televisão pública Rai 1 em colaboração com a Conferência Episcopal Italiana, abordando questões atuais sob uma perspectiva cristã, será a apresentadora do evento. O evento também terá apresentações dos grupos de música cristã The Sun e Gen Verde e será encerrado com um terço comunitário.

Missa com Leão XIV na basílica de São Pedro

O Jubileu das Famílias, das Crianças e dos Idosos será encerrado no domingo (1º), com uma missa celebrada por Leão XIV na praça de São Pedro, às 10h30 (5h30 no horário de Brasília). Na cerimônia, serão distribuídos 10 mil exemplares da nova edição da Bíblia Infantil. Essa versão, adaptada e elaborada para introduzir as crianças às Sagradas Escrituras de modo acessível e envolvente, será oferecida pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre.

Desde seu lançamento em 1979 por essa organização, cerca de 51 milhões de cópias foram distribuídas em todo o mundo, e ela foi traduzida para cerca de 190 idiomas e dialetos locais.