A diocese de Setúbal, Portugal, decidiu doar toda a renúncia quaresmal deste ano para a Terra Santa, “uma vez que a urgência e o drama que se vive na região impele a mais este esforço por parte da diocese”, disse em seu site.

A renúncia quaresmal é uma prática em que, durante a Quaresma, os fiéis renunciam a algo e doam o valor economizado para uma causa solidária. A diocese de Setúbal previa destinar 50% da renúncia quaresmal deste ano para a Terra Santa e os outros 50% para o Fundo Diocesano de Emergência, mas mudou os planos.

“Não podemos ficar parados enquanto vemos os nossos irmãos da Terra Santa a sofrer. São crianças, famílias, idosos, vítimas inocentes de uma guerra que não parece ter fim. Neste sentido, decidimos dar todo o valor para ajudar estes nossos irmãos”, disse o bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar.

O dinheiro foi transferido para a conta do Patriarcado Latino de Jerusalém e, segundo o site diocesano, “visa dar apoio às malogradas vítimas da guerra, de modo especial a martirizada paróquia de Gaza”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“É tempo de calar as armas e deixar que a ajuda humanitária possa prestar auxílio à população que mais sofre com este conflito”, disse dom Américo Aguiar.

O bispo também fez um apelo “à oração pelo fim do conflito e à ajuda direta na medida das possibilidades de cada um”.

“Da nossa parte, agradeço o esforço de todos os diocesanos de Setúbal na renúncia que fizeram, para que possamos aliviar um pouco o sofrimento destes nossos irmãos”, concluiu.