O papa Leão XIV nomeou ontem (22) Michael Pham bispo de San Diego, Califórnia, EUA. Ele vai assumir o cargo de bispo auxiliar e sucederá o cardeal Robert McElroy como chefe da diocese.

Tendo recebido sua consagração episcopal em setembro de 2023, o bispo de 58 anos de idade nasceu no Vietnã. Ele foi nomeado administrador temporário da diocese de San Diego quando o cardeal McElroy se tornou bispo de Washington em março.

Desde sua ordenação sacerdotal em 1999, Pham tem ministrado aos fiéis católicos em paróquias por toda a diocese de San Diego.

De 1991 a 2001, Pham foi pároco assistente da paróquia de Santa Maria, Estrela do Mar, em Oceanside. Entre 2004 e 2023, ele foi pároco das paróquias da Sagrada Família e de Santa Teresa, em San Diego.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ele também foi diretor vocacional de 2001 a 2004, vigário para comunidades étnicas e interculturais desde 2017 e vigário-geral de San Diego.

Pham iniciou seus estudos no seminário na década de 1990 no Seminário St. Francis da Universidade de San Diego e completou seu treinamento no seminário St. Patrick em Menlo Park, em que fez bacharelado em teologia sistemática e o mestrado em teologia.

Em 2020, Pham concluiu a licenciatura em teologia sagrada na Universidade de Santo Tomás de Aquino, o Angelicum, em Roma.

O bispo é engenheiro aeronáutico pela San Diego State University e mestre em psicologia pela Universidade de Phoenix, Arizona, em 2009.