O papa Leão XIV nomeou a irmã Tiziana Merletti secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, responsável por tudo o que diz respeito ao governo, disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios dos institutos de vida consagrada.

Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a freira de 66 anos foi superiora-geral das Irmãs Franciscanas dos Pobres por nove anos.

Sua chefe ​​direta será outra freira, a irmã Simona Brambilla, nomeada prefeita deste dicastério da Santa Sé em janeiro passado pelo papa Francisco.   

Com Francisco, a liderança feminina aumentou significativamente. Segundo dados disponíveis no site da Santa Sé, a presença feminina aumentou de cerca de 19,2% para 23,4% durante o seu pontificado.

A constituição apostólica Praedicate evangelium de 2022, sobre a Cúria Romana
e o seu serviço à Igreja no mundo, decretou que leigos, além de mulheres, também poderiam liderar um dicastério e se tornar prefeitos, cargo antes reservado a cardeais e arcebispos.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A consagrada italiana é doutora em Direito Canônico e tem experiência em governo eclesiástico. Crédito: União Internacional das Superioras Gerais (UISG)
A consagrada italiana é doutora em Direito Canônico e tem experiência em governo eclesiástico. Crédito: União Internacional das Superioras Gerais (UISG)

Doutorado em Direito Canônico e experiência em governo eclesiástico

Nascida em 30 de setembro de 1959 em Pineto, província de Teramo, Itália, a irmã Merletti fez sua primeira profissão religiosa em 1986 no Instituto das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Ela se formou em Direito na antiga Libera Università Abruzzese degli Studi “Gabriele d’Annunzio” de Teramo, em 1984, e obteve o doutorado em Direito Canônico em 1992 pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Entre 2004 e 2013 foi superiora-geral da sua congregação. Atualmente, a Irmã Merletti é professora da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e colabora como canonista na União Internacional das Superioras Gerais (UISG), organização que representa as religiosas de vida apostólica em todo o mundo.