O papa Leão XIV enviou uma mensagem em vídeo aos participantes do Congresso das Universidades Ibero-americanas que começou hoje (20) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e vai até sábado (24). O encontro, organizado pela Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC), criada em 2016, celebra os dez anos da encíclica Laudato si’, em preparação para a COP30, sob o tema: "Dívida Ecológica e Esperança Pública".

“Sei que estão reunidos na PUC RJ e têm esse belo motivo do 10º aniversário do documento do Santo Padre Francisco, a encíclica Laudato si’”, diz o papa Leão XIV na mensagem em vídeo enviada aos 200 reitores de universidades de toda a América e Península Ibérica reunidos na PUC. O vídeo foi exibido no início do congresso.  

“Sei que vão realizar um trabalho sinodal de discernimento como preparação para a COP30”, continua o papa. “Vão refletir juntos sobre uma possível remissão entre a dívida pública e a dívida ecológica, uma proposta que o Papa Francisco havia sugerido em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz. E neste ano jubilar, ano de esperança, esta mensagem é muito importante”.

O papa Leão XIV agradeceu os reitores “por todos os seus esforços e seu trabalho” e os animou na “missão que assumiram de ser construtores de pontes, de integração entre as Américas e com a Península Ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental”.

Ele concluiu enviando a sua a bênção e mandando que confiem “na graça de Deus que nos acompanha sempre”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Este é o segundo encontro de reitores da RUC inspirada na encíclica Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum, escrita pelo papa Francisco em 2015.

O congresso de reitores tem o apoio da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), da qual o cardeal Robert Prevost, O.S.A, hoje papa Leão XIV, foi presidente.

Segundo o reitor da PUC-RJ, o padre jesuíta Anderson Pedroso, o congresso é um momento de reflexão e elaboração de propostas que serão levadas para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30) que acontecerá em Belém (PA) em novembro deste ano.

“Na PUC-Rio temos um programa, o Amazonizar, voltado para questões climáticas e de sustentabilidade”, disse o padre Pedroso. “Como uma universidade de pesquisa de alta complexidade, temos como missão propor soluções para os grandes desafios ambientais que enfrentamos. Outras universidades também estão trabalhando neste tema, e vamos, neste encontro, compartilhar experiências e fomentar parcerias”.