O presidente dos EUA, Donald Trump, convidou o papa Leão XIV para visitar a Casa Branca, anunciou Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca. O convite de Trump foi feito por carta entregue ontem (19) pessoalmente ao papa pelo vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, que é católico.

Num vídeo do encontro entre o vice-presidente e o papa Leão XIV, Vance pode ser ouvido dizendo: "Eu queria ter certeza de que lhe entreguei aquela carta", e em sua resposta o papa Leão XIV pode ser ouvido dizendo: "Em algum momento".

“Como o senhor provavelmente pode imaginar, nos EUA as pessoas estão extremamente entusiasmadas”, disse Vance ao papa.

Numa troca de presentes entre os dois, Vance deu a Leão XIV uma camiseta do time de futebol americano Chicago Bears com Papa Leão XIV impresso nas costas.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No fim da reunião, Vance agradeceu ao papa Leão XIV e lhe disse: “Rezaremos pelo senhor”.

“Obrigado por estarem aqui para a celebração”, respondeu o papa.

Quando Leão XIV foi eleito em 8 de maio, Trump expressou felicitações, escrevendo na rede Truth Social: “É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo”.

Vance e sua mulher, Usha, assistiram à missa inaugural do papa no domingo, junto com Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, que também é católico, a mulher dele, Jeanette.