14 de mai de 2025 às 14:44
O papa Leão XIV fez ontem (13), festa de Nossa Senhora de Fátima, uma visita surpresa à cúria geral dos agostinianos em Roma.
Pouco depois do meio-dia, o carro oficial do papa entrou na sede da Ordem de Santo Agostinho na Cidade Eterna, na Via Paolo VI, a poucos metros do Vaticano.
O papa celebrou a missa em particular com seus irmãos agostinianos e também almoçou com eles, como fazia quase diariamente quando era cardeal.
Foi nessa mesma casa que o então bispo Prevost ocupou seu segundo mandato como prior-geral da Ordem de Santo Agostinho, entre 2007 e 2013.
Em seu período como prefeito do Dicastério para os Bispos da Santa Sé, o então cardeal Prevost vivia no edifício do Santo Ofício, muito próximo da comunidade agostiniana, onde atualmente vivem cerca de 20 padres.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Centenas de pessoas se reuniram na porta da cúria agostiniana para aguardar a saída do papa Leão XIV.
O padre Alejandro Moral, prior-geral dos agostinianos, disse que “veio comer aqui como de costume e queria agradecer à comunidade por isso”.
"Foi uma visita em família, um agradecimento. Foi um momento muito, muito familiar, muito agradável. Porque ele conhece todo mundo, e todos nós o conhecemos, e é por isso que é muito agradável", disse o padre ao Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé.
Segundo Moral, o papa Leão XIV os encorajou a “estarem sempre próximos uns dos outros” e a viverem, “como pede santo Agostinho, em comunhão”.