A Santa Sé anunciou ontem (13) que o papa Leão XIV decidiu “manter uma presença ativa nas redes sociais por meio das contas papais oficiais” na rede social X (@Pontifex) e no Instagram, criando uma conta nova para o Instagram.

O Dicastério para as Comunicações da Santa Sé disse que "a partir de hoje, o papa herda no X as contas @Pontifex, que já haviam sido usadas por Francisco e, antes dele, por Bento XVI", enquanto uma nova conta foi criada na rede social Instagram.

“No Instagram, a conta é @Pontifex - Pope Leo XIV, a única conta oficial do Santo Padre na plataforma, em continuidade à conta @Franciscus do papa Francisco”, disse o dicastério.

O órgão da Santa Sé disse que o conteúdo publicado pelo papa Francisco na rede social X “será arquivado em breve em uma seção especial do site institucional da Santa Sé, vatican.va”.

E “o conteúdo publicado na conta @Franciscus permanecerá acessível como arquivo Ad Memoriam”.

A Santa Sé disse que "a presença dos papas nas mídias sociais começou em 12 de dezembro de 2012, quando o papa Bento XVI lançou a conta @Pontifex no Twitter".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Essa conta, que tem publicações em inglês, espanhol, português, italiano, francês, alemão, polonês, árabe e latim, tem um total de 52 milhões de seguidores.

O dicastério destacou a atividade do papa Francisco nas redes sociais, com "cerca de 50 mil postagens publicadas nas nove contas @Pontifex e em @Franciscus".

“Dessa forma, ele nos acompanhou quase todos os dias do seu pontificado com mensagens curtas de caráter evangélico ou exortações em favor da paz, da justiça social e do cuidado com a criação, alcançando grande interação, especialmente em tempos difíceis (em 2020, um ano com números excepcionais devido à pandemia, suas mensagens foram vistas 27 bilhões de vezes)”, disse o dicastério.