A igreja são João Batista, templo histórico do século XVII conhecido como “Igrejinha do Quadrado”, em Trancoso, distrito de Porto Seguro (BA) foi invadida e vandalizada na tarde de quarta-feira (30) por um homem de 25 anos.

"Este ato gravíssimo, que fere profundamente nossa fé e reverência à Presença Real de Jesus na Eucaristia, nos entristece ainda mais por acontecer poucos dias após a grande celebração do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil", disse a diocese de Eunápolis (BA), a qual a igreja pertence. Uma missa de desagravo será celebrada hoje (2), às 19h, na igreja.

O administrador paroquial da paróquia são João Batista, padre Marconi Ramos da Silva, disse hoje (2) nas redes sociais da igreja que o rapaz “sofrendo de um surto psicótico arrombou a porta lateral da Igreja e degradou o altar do Senhor”, mas “todas as providências estão sendo tomadas e os danos já estão sendo calculados”.

A Polícia Civil da Bahia (PCBA) relatou que o homem foi achado no mesmo dia junto de familiares e apresentava “comportamento agitado e discurso desconexo". Segundo a PCBA, ele foi encaminhado para atendimento médico no Hospital de Porto Seguro e permanece internado sob escolta da Polícia Militar.

O crime é investigado pela Delegacia Territorial de Porto Seguro e o rapaz pode responder por dano qualificado contra o patrimônio, vilipêndio de objeto de culto, intolerância religiosa e invasão de propriedade.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O padre Marconi disse em seu comunicado “que o Corpo de Jesus Cristo não foi profanado e nenhuma das imagens tombadas como patrimônio histórico foram danificadas, todas permaneceram intactas”. “Dentre os objetos quebrados estão as cadeiras do altar, anjos adoradores, candelabros, crucifixos e alguns vasos de flores”, disse.

Segundo o sacerdote, a igreja já está se “movimentando para reforçar a segurança e vigiar para que casos como esse nunca voltem a se repetir”.

“Pedimos aos fiéis e visitantes que orem pela nossa paróquia e pedimos ao Senhor que ela seja livre de toda perseguição e desrespeito. Oremos para que a Santa Igreja de Deus permaneça sempre forte e unida na fé e na perseverança. Somente juntos poderemos fazer o Reino de Deus acontecer”, disse o administrador paroquial.

A paróquia são João Batista, conhecida como a “Igrejinha do Quadrado” foi criada em 12 de novembro de 1759, mas “segundo historiadores e depoimento de antigos moradores, esta Igreja tem suas origens nos séculos XVII/XVIII e formato que remontam ao trabalho evangelizador dos padres jesuítas na região desde os primórdios do descobrimento do Brasil”, diz o site da paróquia.