25 de abr de 2025 às 12:16
O Jubileu Eucarístico dos 525 anos da primeira missa no Brasil, que foi celebrada em 26 de abril de 1500, começou ontem (24) em Santa Cruz Cabrália (BA). A programação do jubileu segue até amanhã (26), com missas, visitas jubilares e atos cívicos.
A abertura do Jubileu Eucarístico aconteceu em missa celebrada na igreja Nossa Senhora da Conceição pelo bispo de Eunápolis (BA), dom José Edson Santana de Oliveira, e vários arcebispos e bispos do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que corresponde aos estados da Bahia e do Sergipe.
A primeira missa no Brasil
Os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500, com 13 caravelas sob o comando de Pedro Álvares Cabral. Ao avistar um monte do mar, ele o chamou de Monte Pascoal, por ser oitava de Páscoa, e deu à terra o nome de Terra de Vera Cruz.
Depois de desembarcar em terra firme e ter os primeiros contatos com os índios, seguiram a bordo de suas caravelas para um lugar mais protegido, parando na praia da Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália (BA). Lá, em 26 de abril de 1500, foi celebrada a primeira missa pelo frei Henrique de Coimbra e outros sacerdotes.
Em carta ao rei dom Manuel, o escrivão Pero Vaz de Caminha, contou sobre a missa e disse que, terminada a celebração, o sacerdote subiu em uma cadeira alta e “pregou uma solene e proveitosa pregação, da história evangélica; e no fim tratou da nossa vida, e do achamento desta terra, referindo-se à Cruz, sob cuja obediência viemos, que veio muito a propósito, e fez muita devoção”.
525 anos depois, renovar a memória do início da evangelização do Brasil
Em sua homilia na missa de ontem, dom José Edson disse que, ao recordar “a primeira missa, renovamos com imensa intensidade e zelo a memória do início da evangelização do Brasil”. Segundo ele, foi um “momento em que a luz do Evangelho foi anunciada pela primeira vez entre nós, dando origem a uma história marcada pela fé que nos impulsiona a assumir com renovado entusiasmo o compromisso de anunciar Cristo às novas gerações, testemunhando com alegria e fidelidade a riqueza da nossa fé cristã católica”.
O bispo de Eunápolis disse que, no Jubileu Eucarístico dos 525 anos da primeira missa, cada um quer reconhecer Jesus “no partir do pão”, como os discípulos de Emaús, “como o frei Henrique de Coimbra naquele 26 de abril de 1500”. “Também nós nos levantemos para anunciar, dizer a todos: Jesus vive e nós somos testemunhas de tudo isso. Ele se manifesta vivo, real, glorioso, a partir do Pão Eucarístico”, completou.
Orações em sufrágio pela alma do papa Francisco
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na missa, também se rezou em sufrágio pela alma do papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, no Vaticano.
Dom José Edson resumiu o pontificado de Francisco em três palavras: “dignidade, misericórdia e alegria”. “A dignidade é a prioridade de todo ser humano, sobretudo dos mais vulneráveis. A solidariedade fundamenta-se na fé em Cristo, que é o rosto da misericórdia do Pai para a humanidade. E a alegria que, segundo o papa, está articulada com a dignidade humana e com a centralidade na misericórdia de Deus. É um traço característico dos que são de Deus. Deus é amor, Deus é alegria e é paz. E quem é de Deus vive e erradia essas qualidades”, disse.
Programação do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da primeira missa
A programação do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da primeira missa segue hoje (25), com visitas jubilares a locais como Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Vale Verde. Às 15h, será rezado o terço da misericórdia pelo Brasil, na Praça do Cruzeiro em Coroa Vermelha e, às 17h, missa na paróquia Nossa Senhora da Pena, em Porto Seguro.
Amanhã (26), dia que marca os 525 anos da primeira missa no Brasil, a programação começa com alvorada festiva, às 5h, e encenação do Auto de Pindorama, às 10h, na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha. Também às 10h, será acolhida da cruz original da primeira missa no Brasil, no Aeroporto Internacional de Porto Seguro.
À tarde, a programação inclui a Carreata da Fé com a cruz da primeira missa, às 13h; a Procissão de Nossa Senhora da Esperança, às 14h30; e, às 16h, missa pontifical dos 525 anos da primeira missa no Brasil, na Praça do Cruzeiro. A noite será encerrada com um show pirotécnico e um show religioso.
Cruz da primeira missa
A cruz da primeira missa no Brasil que estará no Jubileu Eucarístico em Santa Cruz Cabrália está percorrendo várias cidades brasileiras desde o dia 15 de abril, na peregrinação “BRASIL COM FÉ - Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”. A iniciativa é organizada pelo movimento Brasil com Fé, santuário Cristo Redentor, da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), e Instituto Redemptor. Além dos 525 anos da primeira missa celebrada no país, a iniciativa também celebra os 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, iniciadas com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal, em 1825.
A cruz da primeira missa tem cerca de 40 centímetros de altura. Feita de ferro, ela não tem ornamentos preciosos. Atualmente, ela fica guardada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, Portugal.




