Mais de 20 mil pessoas participaram ontem (9) da 6ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana (PR). Na ocasião, também foi celebrada a instalação da basílica menor catedral Nossa Senhora de Lourdes e os 60 anos da diocese.

A romaria teve início no Ginásio de Esportes Lagoão, com missa celebrada pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, e presença do bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira, e demais bispos do Paraná.

Em sua homilia, dom Giambattista refletiu sobre o evangelho lido na ocasião, sobre a anunciação à Virgem Maria. “Maria é a primeira pessoa que disse ‘sim’ a Deus. Desde sempre Deus é ‘sim’ para o homem. Quando finalmente também nós dizemos ‘sim’, ocorre o cumprimento e, através do ‘sim’ da Bem-aventurada Virgem Maria, tudo o que foi criado está em comunhão com o criador. Deus se torna homem e o homem se torna filho de Deus, em Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse.

O núncio destacou que, “na tradição, nós cristãos chamamos Maria de Mãe da Igreja”, porque uma “mãe tem filhos e os filhos se assemelham à mãe”. “Portanto, em Maria nos é apresentado quem somos, ou seja, todos nós somos chamados a dizer ‘sim’ e a dar corpo a Deus em nossa vida, em nossa história”.

“O que vemos neste texto, o que são Lucas propõe sobre a escuta da Palavra através de Maria é o protótipo de cada um de nós em que, cada vez que lemos um trecho do Evangelho, ocorre da mesma forma que aconteceu com a Mãe de Deus. Quando dizemos ‘que se realize em mim esta Palavra’, a Palavra cumpre a sua promessa”, disse.

Dom Giambattista, então, perguntou: “De que forma estamos lendo o Evangelho?”. “Se não for da forma correta, inútil tê-lo lido”, disse. “Cada vez que lemos o Evangelho, acontece aquela comunicação entre Deus e nós que aqui é narrada. Portanto, este relato serve de introdução à Salvação”, acrescentou.

Depois da missa, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas da cidade, em direção à catedral de Nossa Senhora de Lourdes, onde o bispo concedeu a bênção, da janela sobre a porta da catedral.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“É uma maravilha estar aqui em cima contemplar essa multidão tão grande que está se aproximando da nossa Catedral. Bendito seja Deus pela participação de cada irmão, cada irmã. Bendito seja Deus porque você é Diocese de Apucarana. Bendito seja Deus, porque você sente o amor de Deus Pai, de seu Filho Jesus, a ação do Espírito Santo e você quer ser missionário”, disse dom Carlos José, ao convidar os fiéis a rezar pelas intenções que levavam em seus corações, de modo especial pelos doentes.

“Em Lourdes, Nossa Senhora pediu penitência, oração e conversão. E a Ela nós oferecemos a penitência de nossa caminhada neste sol escaldante, a penitência da nossa vinda de tantas cidades de nossa diocese. Oferecemos como penitência pedida por Nossa Senhora em suas aparições”, disse. Em seguida, rezou o Ângelus.

Nossa Senhora de Lourdes e Apucarana

A diocese de Apucarana foi criada pelo papa Paulo VI, em 28 de novembro de 1964, e instalada em 28 de março de 1965. Na época, Nossa Senhora de Lourdes já era padroeira da cidade de Apucarana, que foi escolhida como sede da diocese. Por isso, foi também escolhida como padroeira da diocese.

Em abril de 2024, o papa Francisco oficializou Nossa Senhora de Lourdes padroeira da diocese. É a única no Brasil dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.

Em outubro do ano passado, a catedral de Apucarana recebeu o título de basílica menor, passando a se chamar Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes. A instalação da basílica aconteceu ontem.