O primeiro mosteiro da diocese de Apucarana foi inaugurado ontem (25), na Colônia Esperança, em Arapongas (PR) com uma missa celebrada pelo bispo, dom Carlos José de Oliveira, na festa do evangelista São Marcos Evangelista e no encerramento da formação do clero sobre a iniciação à vida cristã.

Dom Carlos José agradeceu a Deus “pelo dom desse mosteiro do Sagrado Coração de Jesus”, que segundo ele, era um desejo antigo do primeiro bispo de Apucarana, dom Romeu Alberti.

A instalação do mosteiro Sagrado Coração de Jesus, na Colônia Esperança, em Arapongas (PR) foi anunciada em 21 de dezembro passado pelo bispo de Apucarana, como um “grande e valioso presente de Natal” à diocese. Na época, dom Carlos José informou em seu comunicado, que o conselho de presbíteros aprovou a vinda de oito irmãs Missionárias Servas da Palavra (MSP) de vida contemplativa, congregação religiosa fundada no México pelo padre Luigi Butera para o mosteiro para a administração do mosteiro. Segundo o bispo, “o carisma da congregação não permite a saída delas do espaço do convento, mas elas podem receber pessoas e grupos para retiros durante a semana e nos finais de semana” e se dedicarão à adoração perpétua do Santíssimo Sacramento. As religiosas chegaram às instalações do mosteiro no início de fevereiro.

Ainda durante a homilia, dom Carlos José recordou e saudou os descendentes de japoneses que fundaram em 1935 aquela região, depois de saírem do interior de São Paulo para o norte do Paraná, nomeando-a “Colônia Esperança”. Foram também os japoneses católicos que construíram a então paróquia Sagrado Coração de Jesus, hoje o primeiro mosteiro da diocese de Apucarana, inaugurada em 31 de outubro de 1955, pelo então bispo de Jacarezinho (PR), dom Geraldo de Proença Sigaud.

O bispo de Apucarana também lembrou que neste mês, a diocese teve duas grandes graças, uma no dia 16 de abril, quando o papa Francisco fez a “oficialização de Nossa Senhora de Lourdes como padroeira” da diocese de Apucarana, que já era padroeira desde 8 de dezembro de 1937. E a segunda com a bênção e a instalação do mosteiro Sagrado Coração de Jesus”, “motivo de louvor e glorificar a Deus Nosso Senhor, por tantos dons, por tantos benefícios”, destacou.