O Papa Francisco falou sobre a Santíssima Trindade às crianças participantes do primeiro Dia Mundial da Criança, celebrado em Roma nos dias 25 e 26 de maio, durante a missa que celebrou hoje (26) na praça de São Pedro, no Vaticano.

Quem é Deus Pai?

Para começar a sua explicação, na manhã ensolarada em Roma, o Pontífice sublinhou que não existem três “deuses” na Santíssima Trindade, mas sim um Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

“Peçamos sempre a Deus, que é nosso Pai, que nos acompanhe na vida e nos faça crescer”, disse. A oração feita a Deus Pai é o Pai Nosso, disse o papa.

Quem é Deus Filho?

O Filho, continuou o papa Francisco, é Jesus, “e também quando comungamos recebemos Jesus e Jesus nos perdoa todos os nossos pecados”.

“É verdade que Jesus perdoa tudo?”, perguntou o papa, As crianças responderam: 'Sim'. “Não consigo ouvir, o que está acontecendo? É verdade?”, diz o papa. “Sim!”, respondem as crianças. “Mas ele sempre perdoa tudo?”, pergunta Francisco. As crianças respondem: 'Sim'. O papa: “Sempre, sempre, sempre?” As crianças: “Sim”.

Segundo o papa, Jesus não perdoa apenas “o mais feio dos pecadores”, mas também que “Jesus perdoa tudo, perdoa sempre”, mas é necessário que cada um tenha “a humildade de pedir perdão”.

Quem é Deus Espírito Santo?

A respeito do Espírito Santo, o Papa Francisco disse: “Ele é Deus, está dentro de nós. Recebemos o Espírito Santo no Batismo, recebemo-lo nos sacramentos”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“O Espírito Santo é quem nos acompanha na vida”, disse o papa. “Pensemos nisto e digamos juntos: ‘o Espírito Santo nos acompanha na vida’”.

“É Aquele que fala ao nosso coração e sugere as coisas boas que devemos fazer”, disse. É Ele que “nos dá força, nos conforta nas dificuldades”.

Em resumo, “o Pai nos criou, Jesus nos salvou e o Espírito Santo, o que ele faz?” “Acompanha na vida”.

A Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja

O Papa Francisco recordou também que todos os cristãos “também têm uma Mãe. Qual é o nome da nossa Mãe? Qual é o nome da nossa Mãe do céu?” As crianças respondem: “Maria”. O papa pediu para que elas rezassem uma Ave-Maria.

O Ângelus dominical

Antes de concluir a Missa, Francisco rezou Ângelus. Depois dirigiu algumas palavras finais às crianças presentes.

 

“Queridos meninos, queridas meninas, a Missa terminou; mas hoje falamos de Deus, de Deus Pai que criou o mundo, de Deus Filho que nos redimiu; e de Deus Espírito Santo” que “nos acompanha na vida”.

O Papa encorajou então as crianças a saudarem os seus pais, os seus amigos e os seus avós; para quem pediu aplausos.

Mais em