O papa Francisco  doou “cerca de 100 mil euros” (R$ 556 mil reais) “ao povo do Rio Grande do Sul que sofre com os temporais e enchentes no Estado devido às fortes chuvas das últimas semanas”, disse hoje (9), o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) ao Vatican News.

Dom Jaime Spengler disse que soube da doação do papa pela “Nunciatura Apostólica” e que este valor “será repassado para o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o regional que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível".

Papa Francisco também disse no dia 5 de maio, durante o Regina Caeli, que reza “pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul”, que foram “atingidas por grandes inundações” desde o fim de abril.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas", suplicou o papa.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou hoje (9), às 9h, em seu boletim diário, que as chuvas provocaram inundações e estragos em 425 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, cerca de 85%. Até o momento foram registradas 107 mortes, 374 pessoas feridas, 136 desaparecidas e mais de 164 mil desabrigadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou ontem (8), que a partir de amanhã (10), o Rio Grande do Sul voltará a ser atingido por chuvas fortes e os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros. Segundo o Inmet, essa condição acontece devido à instabilidade que retorna com mais força ao Rio Grande do Sul, no fim desta semana. O Instituto também ressaltou que os volumes de chuva previstos podem causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente.