Centenas de pessoas se reuniram na praia do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ), para participar na 9ª edição do Duc in Altum, que significa avançar para águas mais profundas, evento que homenageia o venerável Guido Schäffer todos os anos no dia de sua morte.
Há 15 anos Guido, que era médico e seminarista, morreu em um acidente enquanto surfava na praia do Recreio dos Bandeirantes.

Durante a manhã de ontem houve missa, adoração ao Santíssimo, terço e no final, os surfistas fizeram uma homenagem a Guido com uma roda no mar.

Segundo contou a mãe de Guido, Nazareth Schäffer, durante o evento, a tradição de celebrar a missa na praia começou com um pedido do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que lhe disse que “o local onde o servo de Deus fez a sua páscoa definitiva deve ser visitado, vamos tirar a missa do dia primeiro da Igreja e colocar na praia”.

“Celebrar a missa por um venerável que está a caminho a caminho da beatificação, é lembrar que em todas as situações e ocasiões, nós somos chamados, somos convidados a viver o Evangelho, a colocá-lo em prática, na família, no trabalho, na sociedade e também no lazer”, disse dom Orani, na homilia da missa.

Ele convidou os fiéis a ver no processo do Guido que “todos nós somos chamados a essa caminhada de santidade e de conversão, de busca de Deus e dessa forma iremos construir um mundo melhor”. “A nossa cidade necessita cada vez mais de homens e mulheres, crianças adolescentes, jovens, adultos, idosos, santos”, disse o cardeal.

Dom Orani terminou a missa pedindo orações pela beatificação de Guido “como venerável, agora ele precisa de um milagre aprovado pela Santa Sé para a beatificação”.

“Portanto divulguem justamente a devoção, divulguem o seu nome e peçam essa graça a Deus por intercessão do Guido por um milagre, que possa levá-lo aos altares. Ele não subiu ao altar como padre, mas poderá subir como santo”, concluiu.

Quem é Guido Schäffer?

Guido Vidal França Schäffer nasceu em 22 de maio de 1974, em Volta Redonda (RJ). Filho de católicos fervorosos, desde muito novo foi incentivado a seguir os caminhos de Deus. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se formou em medicina e atuou na Santa Casa de Misericórdia. Dedicou-se ao cuidado dos pacientes com Aids e também dos pobres, juntos com as Missionárias da Caridade de santa madre Teresa de Calcutá. O seu serviço médico era sempre acompanhado pela evangelização.

Iniciou o grupo de oração Fogo do Espírito Santo em sua paróquia, nos anos 1990.

Após participar do encontro das famílias por ocasião da visita de são João Paulo II ao Rio de Janeiro em 1997 e de uma viagem à Europa, em 2000, para a beatificação dos protomártires do Brasil, decidiu entrar para o seminário. Conciliou os estudos à evangelização e à prática médica.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Morreu em 1º de maio de 2009, surfando na praia do Recreio dos Bandeirantes. Guido foi atingido na nuca por uma prancha de surfe, desmaiou e se afogou.

O processo de beatificação de Guido Schäffer foi aberto em janeiro de 2015. A etapa diocesana deste processo se encerrou em outubro de 2017 e toda a documentação para a Santa Sé. Ele foi declarado venerável em 20 de maio de 2023.

Oração a Guido Schäffer

Amado Deus e Senhor, que, através da vida do vosso Venerável Guido Schäffer,

Nos ensinastes, com o seu exemplo e ardor missionário,

a lançar-nos mar adentro no caminho da fé,

concedei-nos por seu testemunho de jovem, médico, seminarista e surfista,

anunciar com renovado ardor vossa Palavra

Mais em

e alcançar por sua intercessão a graça que vos pedimos (...)

a fim de que tenhamos, um dia, a alegria de vê-lo elevado à glória dos altares.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.