“Guido dizia muito que Deus tem pressa”, diz Angela Schäffer. “Então, acho que completa um pouco o lema que o papa Francisco escolheu para a jornada, Maria levantou-se e partiu apressadamente”

Angela é a irmã do venerável Guido Schäffer. Ela está Portugal, com a exposição ‘Duc in Altum com o Venerável Guido’, como parte do Festival da Juventude da JMJ Lisboa 2023. Duc in altumqea é a expressão usada na tradução latina do evangelho de Lucas (5,4) em que Jesus diz a Simão Pedro: “vai mais para o fundo”. Pedro obedece, lança as redes e obtém uma pesca milagrosa.

Guido Schäffer era médico, surfista e seminarista. Ele morreu em 2009, surfando na praia do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ). Está em processo de beatificação e, em maio, o papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas dele, declarando-o venerável.

Schäffer nasceu em 22 de maio de 1974, em Volta Redonda (RJ). Filho de católicos fervorosos, desde muito novo foi incentivado a seguir os caminhos de Deus. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se formou em medicina e atuou na Santa Casa de Misericórdia. Dedicou-se ao cuidado dos pacientes com Aids e também dos pobres, juntos com as Missionárias da Caridade de santa madre Teresa de Calcutá. O seu serviço médico era sempre acompanhado pela evangelização.

O venerável Iniciou o grupo de oração Fogo do Espírito Santo em sua paróquia, nos anos 1990.

Após participar do encontro das famílias por ocasião da visita de são João Paulo II ao Rio de Janeiro em 1997 e de uma viagem à Europa, em 2000, para a beatificação dos protomártires do Brasil, decidiu entrar para o seminário. Conciliou os estudos à evangelização e à prática médica.

Guido Schäffer participou de duas Jornadas Mundiais da Juventude: em 2002, em Toronto, Canadá, e em 2005, em Colônia, Alemanha.

Após a morte de Guido em 2009, seu processo de beatificação foi aberto em janeiro de 2015.

A exposição na JMJ Lisboa 2023 apresenta um espaço em formato de onda, na qual há uma linha do tempo com a história de Guido Schäffer, fotos e algumas frases de seu diário espiritual. “O Reino de Deus é prontidão. É preciso tocar em Deus com a fé”, diz uma das frases em destaque.

Angela Schäffer contou à ACI Digital que Guido costumava falar sobre “essa prontidão evangélica, esse desejo de ir ao encontro do outro, de levar Jesus, de levar também aquilo que o outro necessita e que se tem a oferecer. O que o Guido tinha a oferecer era a medicina dele, o dom da Palavra e foi isso que ele fez”.

Para a irmã do venerável Guido, com o tema da JMJ, “o papa quer passar aos jovens, a importância de acolher o outro, de estar a serviço”. “O Guido foi um exemplo disso, de uma vida de intensa oração em que essa oração o aproximou do amor de Deus, do coração de Jesus e, naturalmente, nesse amor de Deus, o amor ao próximo, no serviço que ele fez com as pessoas em situação de rua, dando atendimento médico, também na pastoral da saúde, nos grupos de oração”, disse.

Angela Schaffer se disse emocionada por poder levar a história de seu irmão para a JMJ, por “saber que as pessoas são sensibilizadas com a história dele, que estão se identificando com essa história, saber o quanto ele pode ajudar os jovens nesse caminho de santidade”.

Para Angela, o que “Guido tem a ensinar para os jovens de hoje é esse amor a Cristo e saber que o Senhor do nosso tempo é Deus”. “Hoje em dia, corremos muito e achamos que temos pouco tempo para cada coisa. Guido dizia que Deus é o Senhor do tempo e se na nossa vida Deus for a prioridade, encontramos tempo para Deus e Ele que é o Senhor do tempo vai nos ajudar a encontrar tempo para todas as coisas que precisamos fazer. Para a minha vida, esse foi o grande exemplo de Guido e acredito que pode ser para o jovem de hoje”, concluiu.

A exposição ‘Duc in Altum com o Venerável Guido’ é organizada pela Associação Cultural Católica Guida Schaffer. Está na Fundação Champalimaud, até sexta-feira (4). Hoje, até às 20h, amanhã (3), das 10h às 16h e sexta-feira, das 10h às 17h.

 

Confira também: