A diocese de Araçuaí (MG) ganhou hoje (30), um novo bispo:  padre Geraldo dos Reis Maia, do clero de Uberaba (MG). Ele substituirá dom Esmeraldo Barreto de Farias que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco.

Padre Geraldo dos Reis Maia nasceu no dia 3 de maio de 1964, no Distrito de Babilônia, município de Delfinópolis (MG). Foi ordenado padre em Uberaba no dia 8 de dezembro de 1988, pelo então arcebispo de Uberaba, dom Benedito de Ulhôn Vieira. Ele tem mestrado pela Faculdade Jesuíta (Faje) de Belo Horizonte e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Ele serviu na arquidiocese de Uberaba, como pároco em algumas paróquias: São Sebastião, em Pedrinópolis, Santa Teresinha, em Uberaba, Imaculada Conceição, em Conceição das Alagoas e no Santíssimo Sacramento, em Uberaba. Ainda em Uberaba foi vigário da paróquia São Domingos e reitor do santuário da Medalha Milagrosa. Além disso, o sacerdote foi diretor da Comunidade Vocacional Santa Teresinha, fundador e diretor do Curso Propedêutico. Foi assessor da Escola de Teologia para Leigos (as); da Pastoral Familiar; da Escola de Fé e Política “Monsenhor Juvenal Arduini”; do Núcleo de CEB’s e da 6ª Semana Social Brasileira.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Maia também foi reitor do seminário São José, diretor do Instituto de Teologia, professor de Teologia, professor nas Faculdades Arnaldo, em Belo Horizonte.  Entre 2014 a 2020 foi reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Atualmente ele é membro fundador da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB), reitor do seminário propedêutico de Uberaba, administrador paroquial da paróquia de São José, no bairro Tutunas, em Uberaba, membro do conselho de formadores, do conselho de presbíteros e do colégio de consultores. Assessor do conselho arquidiocesano de leigos (as) e da escola de fé e cidadania na arquidiocese de Uberaba.