A 9ª Marcha pela Vida contra o Aborto vai acontecer no domingo (5) no Rio de Janeiro (RJ) sob o lema “Nossa Marcha pela Vida começa na concepção”.

“Queremos manifestar a importância da vida desde a concepção até o fim natural, pedindo para que cada vez mais as nossas leis contemplem esse grande valor da vida”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, em vídeo de divulgação publicado nas redes sociais.

A manifestação, organizada pelo Movimento da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, está programada para começar às 14h em frente à rua Miguel Lemos (estação de metrô Cantagalo), e segue em direção ao Leme.

“Venha participar! Manifeste o seu valor pela vida, seu apreço pela vida, e vamos juntos gritar, falar, rezar para que cada vez mais a vida seja respeitada e a vida humana cada vez mais valorizada”, pediu dom Orani, que também participará no evento.  

Cartaz de divulgação Marcha pela Vida em Copacabana. Movimento da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto.
Cartaz de divulgação Marcha pela Vida em Copacabana. Movimento da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A edição deste ano pede a aprovação do Estatuto do Nascituro e a rejeição da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442.

A ADPF 442 foi apresentada no STF pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em março de 2017. Seu julgamento ocorreu em setembro do ano passado, no plenário virtual do Supremo com o voto favorável da ex-presidente do STF e relatora da ação, ministra Rosa Weber, que se aposentou dias depois. Logo em seguida, o julgamento foi suspenso com um pedido de destaque do atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, sem nova data.

A mobilização também visa apoiar o Conselho Federal de Medicina (CFM), por causa da nota técnica contra o uso de cloreto de potássio na realização de abortos acima da 22ª semana de gestação.

O uso do cloreto de potássio em abortos é um procedimento médico chamado assistolia fetal. O potássio é aplicado no coração do bebê dentro do ventre materno, causando a morte por parada cardíaca.

Segundo o site Brasil sem Aborto, a marcha terá a participação de diversas denominações religiosas, de líderes pró-vida e da cantora Elba Ramalho.

“Quando uma mulher passa por um aborto, fica com marcas profundas no seu interior”, disse Elba Ramalho ao site. “Não podemos produzir a morte. O mundo precisa de pessoas que construam a vida, a paz, o bem comum”, concluiu.