A portuguesa Maria José Marques da Silva Carvalho realizou aos 60 anos o sonho de ir a Roma para conhecer o papa.

Há algum tempo, Maria José, conhecida como Dona Zeza, sofre de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença do sistema nervoso que afeta os neurônios do cérebro e da medula espinhal.

Nos últimos meses a doença se agravou e Maria José decidiu viajar de Hamburgo, Alemanha, onde vive há anos, até o Vaticano para tentar realizar o seu sonho, segundo o Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé.

O padre Miroslaw Andrzej Matyja, um jesuíta da comunidade a que ela pertence na Alemanha, conseguiu entrar em contato com o prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, que transmitiu o desejo de “Dona Zeza” ao papa Francisco.

Francisco concordou em encontrar-se com ela, que viajou acompanhada do marido e de alguns amigos. Eles se encontraram na Casa Santa Marta, no Vaticano, na manhã de domingo, 14 de abril.

O padre Miroslaw Andrzej disse aos meios de comunicação oficiais da Santa Sé que o encontro “foi breve, simples, mas realmente um momento emocionante para a senhora, para a família, para o próprio papa, que se sentiu comovido pelo testemunho desta mulher e pela sua fé”.

“Minha fé é maior do que a doença que tenho”

Apesar da dificuldade em falar por causa da doença, Maria José Marques conseguiu transmitir ao papa Francisco a sua emoção por ver o seu sonho concretizado.

“Estou grata por esta visita, nunca pensei que viria aqui. Eu tinha um sonho e Deus realizou meu sonho ao me encontrar com você, que tem muita fé”, disse a mulher em vídeo publicado nas redes sociais. “Minha fé é maior do que a doença que tenho”, acrescentou.

Ao ouvir as suas palavras, o papa Francisco respondeu: “Que lindo o que você diz: ‘A fé é maior que a dor’, muito obrigado, lindo testemunho”.

Por fim, ambos disseram rezar um pelo outro.