O bispo ortodoxo que foi atacado numa igreja australiana no início desta semana disse que está “bem” e disse ao seu agressor: “Você é meu filho e estará sempre em minhas orações”.

No que foi descrito pela polícia australiana como um ataque terrorista, um homem entrou na Igreja de Cristo Bom Pastor na noite de segunda-feira (15), e esfaqueou o bispo Mar Mari Emmanuel. O bispo é um líder da igreja assíria, um ramo do cristianismo oriental.

A polícia de Nova Gales do Sul tem o suspeito sob custódia, um menino de 16 anos cuja identidade não foi divulgada devido às leis que protegem infratores menores.

O ataque ao bispo foi transmitido inadvertidamente ao vivo em seu canal no YouTube e ocorreu dois dias depois de um esfaqueamento em massa em um shopping center australiano na área de Bondi.

O padre Isaac Royel e outros membros da igreja também ficaram feridos durante o ataque, na tentativa de proteger o bispo.

Numa mensagem de vídeo da Igreja de Cristo Bom Pastor, o padre Daniel Kochou confirmou que o bispo sofreu “ferimentos sem risco de vida” e está “estável”.

O bispo disse na mensagem paroquial, publicada no YouTube, que “devemos ser sempre gratos a Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré pelas provações e tribulações pelas quais passamos”.

“Estamos carregando a cruz”, disse ele. "Não esqueçamos isso de jeito nenhum."

Falando do seu leito de hospital, o bispo ortodoxo confirmou que está “se recuperando muito rapidamente” e disse que “não há necessidade de se preocupar ou se angustiar”.

“A este jovem, eu lhe digo, você é meu filho e estará sempre em minhas orações”, disse ele, dirigindo-se ao seu agressor. "Que o Senhor Jesus te perdoe, que o Senhor Jesus te abençoe e te mostre o caminho, meu querido filho."

“Eu perdoo quem fez esse ato e digo a ele que você é meu filho, eu te amo e sempre orarei por você”, continuou ele. "E quem quer que tenha enviado você para fazer isso, eu também os perdoo."

Emmanuel disse que não tem “nada no coração senão amor por todos”, pois Jesus ensinou que os cristãos devem amar o próximo como a si mesmos.

Pouco depois do esfaqueamento, os manifestantes começaram a revoltar-se em frente à Igreja Cristo Bom Pastor, resultando em alguns danos materiais e bloqueando os serviços de emergência.

“Os infelizes acontecimentos que ocorreram fora da igreja causaram atrasos desnecessários e perigo para as vítimas, paramédicos e polícia”, disse Kochou, dizendo que a igreja “não aprova” as atividades que causaram danos materiais, ferimentos e atrasos na ajuda por causa dos distúrbios.

“Preciso que ajam como Cristo”, disse o bispo ortodoxo. "O Senhor Jesus nunca nos ensinou a brigar. O Senhor Jesus nunca nos ensinou a fazer retaliações. O Senhor Jesus nunca nos disse 'olho por olho e dente por dente'. O Senhor Jesus disse: 'Nunca retribua o mal com o mal', mas retribua o mal com o bem.'"

“Meus amados, quero que vocês estejam sempre tranquilos”, continuou ele. "Temos que ser sempre cidadãos cumpridores da lei. Temos que cooperar com a aplicação da lei... seja a nível estadual ou federal".

“E mais uma vez, aos nossos amados fiéis, precisamos refletir Cristo em nossas vidas”, acrescentou. "O Senhor Jesus nunca disse para sair para brigar na rua... mas para orar."

“Rezamos pelo nosso amado país, a Austrália, e pela nossa bela cidade de Sydney”, concluiu. “Nunca devemos esquecer que somos muito abençoados por sermos australianos. Mas, acima de tudo, somos cristãos e temos que agir como tais”.