O papa Francisco enviou uma mensagem ao Fórum Cristão Global, que faz o seu quarto encontro mundial em Acra, Gana, de 15 a 20 de abril. Ele pediu que deem testemunho da unidade e do amor de Deus.

Na mensagem do papa Francisco, lida pelo secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, mons. Flavio Pace, destaca-se a participação de membros de “todo o mundo”, refletindo um belo mosaico do cristianismo contemporâneo com a sua rica diversidade, permanecendo fundamentados na nossa identidade comum de seguidores de Jesus Cristo”.

“O tema deste ano ‘Para que o mundo conheça’ (Jo 17,23b) convida os cristãos a encarnar a unidade e o amor do Deus Uno e Trino na vida pessoal e eclesial, para que possam dar testemunho de um mundo marcado pela divisão e pela rivalidade”, continua. O papa Francisco.

“A unidade é um elemento indispensável para abraçar a visão do Reino de Deus”, disse Francisco.

“Ao longo da história”, continuou o papa, “o Fórum Cristão Global contribuiu significativamente para a promoção desse vínculo, proporcionando um espaço onde os membros, especialmente aqueles provenientes de diferentes expressões históricas da fé cristã, crescem no respeito mútuo e na fraternidade, ao se encontrarem em Cristo”.

“Que este encontro nas bodas de prata do fórum aprofunde a sua fé e revitalize o seu amor fraterno enquanto vocês rezam juntos, trocam as suas histórias pessoais e enfrentam os desafios que a comunidade cristã global enfrenta”, acrescentou.

Para concluir, o papa Francisco invocou sobre todos os participantes “as bênçãos de Deus Todo-Poderoso e rezo para que o encontro avance rumo à unidade visível de todos os cristãos”.

O que é o Fórum Cristão Global?

O site do Fórum Cristão Global (GCF) diz que “é uma reunião única de igrejas e organizações cristãs globais que reúne as principais correntes do cristianismo mundial” para “promover a unidade, promovendo o respeito e a compreensão, bem como enfrentando desafios comuns em conjunto”.

Em relação ao quarto encontro mundial, o fórum explica que “através da adoração, do ensino e do debate, exploraremos como dar testemunho de Cristo no mundo de hoje”.