Monsenhor Valdir Cândido de Morais, da arquidiocese de Natal (RN), é o novo reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Sua nomeação foi anunciada hoje (16), pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Ele assumirá o lugar do padre José Otácio Oliveira Guedes, da arquidiocese de Niterói (RJ), que estava no cargo desde junho de 2020. Morais assumirá seu mandato de três anos em julho próximo.

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB) foi criado em 3 de abril de 1934 e dirigido inicialmente por padres jesuítas. A primeira turma tinha 34 padres e alguns seminaristas que vieram do Pontifício Colégio Pio Latino-americano. O Colégio Pio Brasileiro é um local destinado à formação permanente de sacerdotes diocesanos do Brasil e de outros países. Além de acolher padres e religiosos que vêm a Roma para cursar pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Neste ano, o Colégio completou 90 anos e segundo o site do PCPB, foram mais de dois mil estudantes formados no local. Alguns se tornaram bispos e até cardeais, como  o quarto arcebispo de São Paulo, cardeal Agnelo Rossi, o arcebispo emérito de Belo Horizonte, cardeal Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Salvador (BA), cardeal Geraldo Majella Agnelo, o atual arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, o atual prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica na Santa Sé, cardeal João Braz de Aviz, atual arcebispo emérito de Aparecida (SP) e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para América Latina, na Santa Sé, cardeal Raymundo Damasceno de Assis e o atual arcebispo de Salvador, cardeal Sérgio da Rocha.

O novo reitor, monsenhor Valdir Cândido é o atual pároco da catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal e vigário episcopal para a administração da arquidiocese de Natal. Ele nasceu em São João do Sabugi (RN), em 28 de dezembro de 1972 e antes de ser padre se formou em técnico de Contabilidade e foi militar da Força Aérea Brasileira entre 1991 a 1994.

Foi ordenado padre em Natal, no dia 12 de dezembro 2002. Em seguida foi vigário na paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, em Touros (RN) e na paróquia de Nossa Senhora da Esperança, em Natal (RN); Depois foi administrador na paróquia do Beato André de Soveral, em Parnamirim (RN).

Em 2006 foi dirigente espiritual arquidiocesano do Encontro de Jovens com Cristo: Segue-me. Entre 2006 a 2010 foi dirigente espiritual arquidiocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e assistente eclesiástico da pastoral da comunicação. Também foi coordenador arquidiocesano do setor família. Entre 2011 a 2012 foi presidente do Conselho de Alunos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma e membro do Colégio de Consultores, do Conselho Episcopal e do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Natal. Em agosto de 2012 tornou-se pároco da catedral de Natal.

Em agosto de 2013 assumiu o economato da arquidiocese. Entre 2013 a 2015 foi professor na faculdade dom Heitor Sales de e no seminário de São Pedro, em Natal. Em 2016 foi o dirigente espiritual nacional do Encontro de Jovens com Cristo e desde janeiro de 2017 é vigário episcopal para a administração da arquidiocese e assessor do Tribunal Eclesiástico arquidiocesano.