O bispo de Leiria-Fátima, dom José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), lamentou ontem (11) a decisão do Parlamento Europeu favorável à inclusão do aborto na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (UE). “A criança que foi gerada não pode ser desconsiderada neste processo. Isto não posso aceitar, nunca aceitarei”, disse.

Ontem, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que pede que o aborto seja incluído na carta de Direitos Fundamentais da UE. A proposta teve 336 votos a favor, 163 contra e 39 abstenções.  Para se tornar efetiva, precisa ser aprovada por unanimidade pelo Conselho Europeu.

Em coletiva de imprensa no final da 209ª Assembleia Plenária da CEP, que aconteceu entre segunda-feira (8) e ontem, em Fátima, dom Ornelas disse não entender “como é que até o limite de x semanas [o bebê] não conta e a partir do dia seguinte já tem todos os direitos”.

O bispo lamentou que o tema seja abordado apenas a partir dos “direitos da mãe”.

“Não sou a favor do aborto, mas também não sou a favor de que a solução perante o drama de uma mulher seja mandá-la para a cadeia”, ressaltou.

O presidente da CEP defendeu uma lógica de “humanização” que respeite todas as vidas.