O padre Javier Sánchez, da arquidiocese de Saragoça, Espanha, morreu ontem (4), vítima de queimaduras causadas quando as suas vestes litúrgicas pegaram fogo com uma vela durante a Vigília Pascal. Segundo o jornal espanhol El Heraldo de Aragón, fontes da arquidiocese disseram que o padre “tentou proteger as freiras do convento”.

"O padre tentou proteger as freiras do convento quando ocorreu a queima da brasa no recipiente usado, o que acabou levando-o à morte. Aparentemente, uma substância inflamável foi usada na queima. A celebração foi realizada dentro do convento", disse a fonte citada pelo jornal espanhol.

O padre, de 60 anos, foi pároco da igreja de São Gregório, foi conselheiro da Irmandade da Humildade e capelão das Concepcionistas Franciscanas do bairro de Santa Isabel, segundo comunicado publicado pela arquidiocese.

 

Quando abençoava o fogo, dentro dos ritos da Vigília Pascal, as suas vestes clericais pegaram fogo, o que afetou 50% do seu corpo, segundo fontes episcopais citadas pelo jornal espanhol Heraldo de Aragón.

Depois do acidente, o padre foi levado ao Hospital Miguel Servet, onde foi tratado de queimaduras graves, mas não resistiu e morreu.

O funeral para o seu descanso eterno foi celebrado hoje (5) pelo arcebispo de Saragoça, dom Carlos Escribano.

Ao saber da notícia, a Irmandade da Humildade expressou nas redes sociais as suas “mais profundas condolências e apoio a toda a sua família”, e anunciou a celebração de uma missa para o seu descanso eterno que aconteceu ontem (4). “Que a Humildade de Deus e a Doçura de Maria vos abriguem no Céu. Descansa em paz. Nunca esqueceremos você, Javi. Cuide de nós na Glória”, dizem.

Além do trabalho pastoral, o padre era conhecido por ser um “padre do rock” por causa do seu amor pela música que o levou a gravar três discos e a fazer muitos concertos na Espanha e no exterior.