Na manhã de hoje (4), o papa Francisco recebeu no Vaticano os membros do Colégio Pio brasileiro, Pio Latino-americano e Mexicano. Ele lhes deu três conselhos para viver plenamente o serviço que o Senhor lhes pede.

No início do seu discurso dirigido aos padres destes colégios, o papa refletiu sobre o Amor.

Ele disse que “o primeiro amor”, ou seja, a vocação ao sacerdócio, é “responsável” por tê-los convocado e que manter vivo esse amor “é a nossa principal obrigação”.

Segundo Francisco, “qualquer vocação nasce de um amor de predileção”. Deus lhes confiou “uma tarefa peculiar, que nos aproxima Dele: entregar-nos pelos outros”.

Referindo-se aos fiéis do Povo de Deus, o papa Francisco disse que “eles são a nossa razão de ser, o objeto do nosso amor, porque neles realizamos este serviço que o Senhor nos pede”.

“Todo homem, toda mulher, toda criança se apresenta aos meus olhos como membro daquele corpo místico cuja cabeça é Cristo”, disse.  

Oração, oferta e humildade

O papa deu três conselhos para viver plenamente o serviço e disse que “Agir in persona Christi é ser um verdadeiro ícone de Jesus, é fazer de mim 'Verônica' de cada rosto, de cada lágrima”.

"Como?" —perguntou-lhes o papa—, “enxugando-as com minhas vestes sacerdotais”, disse.

O papa Francisco aconselhou-os, em primeiro lugar, a “apresentar cada situação concreta à presença de Deus” através da oração.

Propôs também que fizessem “a oferta oblativa, a oferta eucarística de todo o nosso ser: Quando Jesus nos diz: 'Podeis beber o cálice que eu vou beber?' Ele não busca uma mera disponibilidade teórica para o martírio, mas uma aceitação radical do fato de que estamos aqui para fazer a vontade dele e renunciar à nossa própria”.

“Nossos estudos, nosso trabalho e nosso descanso, cada decisão, tanto vital quanto cotidiana, tudo está em função desse serviço”, disse o papa Francisco.

Em terceiro lugar, ele os incentivou a exercer humildade, “sabendo que estou a caminho, necessitando dessa oração, ainda mais do que aqueles a quem fui chamado a servir”.

“Não subestime o poder da intercessão daqueles que Deus colocou em seu caminho: seus formadores, seus colegas sacerdotes, as pessoas próximas a você”, alertou.

Por fim, convidou-os a confiar “nas orações de todos os membros do Povo fiel de Deus” e a rezar pelos seus Pastores.