A diocese de Caruaru (PE) inaugura hoje (2), às 19h30 seu acervo de Arte Sacra, com a reabertura do Palácio Episcopal de Caruaru, conhecido como o Palácio do Bispo. O local preservará imagens e objetos sacros, como paramentos litúrgicos e conjuntos de móveis das igrejas da diocese; documentos e materiais históricos da diocese de Caruaru.

Segundo a diocese, a ideia de criar um acervo de Arte Sacra no Palácio Episcopal foi do bispo de Caruaru, dom José Ruy Gonçalves Lopes, que ao chegar no município e conhecer o Palácio do Bispo, pediu ao conselho presbiteral para mudar sua residência episcopal, pois queria “abrir as portas do Palácio” para as pessoas contemplarem este lugar histórico de Caruaru.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O Palácio do Bispo fica na praça Henrique Pinto, no centro de Caruaru, ao lado da catedral Nossa Senhora das Dores e foi criado em 1922. Anteriormente ele era administrado pela prefeitura, com a criação da diocese de Caruaru, em 7 de agosto de 1948, o imóvel passou a pertencer a diocese de Caruaru, tornando-se a residência episcopal.

O local já havia sofrido algumas intervenções em sua estrutura, no decorrer dos anos, que, segundo a diocese, tiraram a originalidade do prédio, gerando modificações substanciais, como “a aplicação de granito na sala de jantar, corredores, cozinha, além da adaptação para uma suíte”. Em 2023, a diocese percebeu que a estrutura precisava passar por novos reparos para a conservação do prédio e realizou um projeto de restauração de 12 meses. Agora o espaço do Palácio está seguro à comunidade, “com ambiente de eventos culturais, pesquisa histórica, lazer e eventual hospedaria para bispos/sacerdotes e religiosos em seu andar superior”, relatou a diocese.