A Custódia da Terra Santa (CTS) anunciou que foram abençoados os óleos especiais no local onde Jesus visitou seus amigos Lázaro, Marta e Maria. Os óleos serão usados num rito na Sexta-feira Santa no Santo Sepulcro.

A Semana Santa em Jerusalém é repleta de celebrações particulares. Uma delas é a Segunda-feira Santa. Neste dia, o Evangelho narra que Maria, irmã de Lázaro, ungiu os pés de Jesus com um caro perfume de nardo e os secou com os cabelos.

Neste contexto, o custódio da Terra Santa, padre Francesco Patton, fez uma peregrinação com os franciscanos à Igreja de São Lázaro, em Betânia, onde se acredita que viveram os três amigos de Jesus. Por isso, a igreja também é chamada de Santuário da Amizade.

O custódio rezou lá uma missa solene na qual disse que “o perfume com o qual Maria unge os pés de Jesus é profecia do fato de que a vida e o amor são mais fortes do que a morte. É uma profecia da ressurreição”.

Em seguida, disse que no dia em que ressuscitarmos “não sentiremos mais o odor fétido do ódio, da vingança, da inimizade e da morte, mas apenas o perfume da ressurreição, da vida em Deus e do amor realizado na vida em Deus”.

O padre franciscano abençoou os óleos perfumados de aromas e nardo, contidos em duas ânforas de alabastro. No final da missa ungiu as mãos dos fiéis que participaram com algumas gotas.

Para que servem esses óleos na Terra Santa?

Num vídeo publicado em 2022 pelo Christian Media Center (CMC), área de comunicação do CTS, o padre Patton disse que os óleos são usados no funeral de Cristo, que se realiza no Santo Sepulcro todas as Sextas-feiras Santas.

Ele também disse que são usados ​​em outras ocasiões, como em Pentecostes, para ungir as mãos dos fiéis.

No vídeo e enquanto o custódio fala destes detalhes, o CMC reproduziu algumas cenas em que o padre Patton é visto diante de Cristo morto, espalhando um unguento sobre esta imagem.

Num outro momento vê-se o custódio com capa pluvial preta e à sua frente dois diáconos com dalmáticas pretas, cada um carregando um recipiente especial para transportar o óleo.

A CTS diz que esses unguentos também lembram a passagem bíblica em que José de Arimatéia e Nicodemos homenagearam o corpo do Senhor quando este foi ungido. Além disso, recordam o momento “em que três mulheres trazem óleos e aromas para o túmulo (agora vazio)”.

 

Não devem ser confundidos com os óleos sagrados

A bênção desses óleos nada tem a ver com a bênção dos santos óleos e do santo crisma, algo que os bispos de todo o mundo geralmente fazem na Missa Crismal na Quinta-feira Santa.

Os óleos abençoados na Missa Crismal são aqueles normalmente usados ​​​​para administrar sacramentos como a Crisma e a Unção dos Enfermos.